Centro Apoio à 3ªIdade do Casal da Mira

Santa Casa da Misericórdia da Amadora

O Centro de Apoio à Terceira Idade do Casal da Mira (CCM) situa-se na Rua Ramiro Martins, nº 5ª, no Bairro Casal da Mira.
Foi inaugurado no dia 17 de Dezembro de 2008, por S. Exa. o Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Sr. Joaquim Raposo.
Trata-se de um projecto de parceria entre a Câmara Municipal da Amadora, a Santa Casa da Misericórdia da Amadora e o grupo imobiliário Chamartín, que surgiu no âmbito do programa de responsabilidade social do Centro Comercial Dolce Vita Tejo. O grupo Chamartín realizou as obras necessárias para transformar o espaço que foi cedido pela Câmara Municipal e que se encontrava em estado de degradação. Por seu turno, à Santa Casa, coube a incumbência de assegurar a gestão do projecto e de acompanhar todas as actividades.
O objectivo comum é o de melhorar a qualidade de vida da comunidade residente no bairro de realojamento do Casal da Mira, afectado pelo estigma da marginalidade e pela escassez de infra-estruturas sociais e de lazer.
A população com mais de 65 anos residente neste bairro, representa 6% da totalidade da população, correspondendo a cerca de 200 pessoas, muitas delas portadoras de deficiência com dependência. Até ao momento, nenhuma instituição da Amadora tinha prestado qualquer tipo de apoio a esta população, apesar das necessidades sentidas e identificadas.


Valências

O CCM disponibiliza 40 vagas na valência de Centro de Dia e 30 vagas na valência de serviço de apoio domiciliário (SAD).

Horário

O Centro de Dia (CD) funciona nos dias úteis entre as 9H e as 17H e abrange os moradores das freguesias da Mina, S. Brás, Brandoa, Falagueira, Venda Nova e Alfornelos.

Objetivos

O CD tem como objectivos proporcionar à população idosa melhores condições de vida, pondo ao seu dispor oportunidades para exprimir e desenvolver, individual e colectivamente as suas capacidades laborais, intelectuais, artísticas, de comunicação, de criação e de relacionamento humano, fomentando actividades de grupo como meio de ocupação e factor de desenvolvimento da socialização, contrapondo o isolamento em que tendem a viver.

Serviços Disponíveis

Encontram-se disponíveis no CD os seguintes serviços:
• Transporte para os residentes nas freguesias de abrangência do CD, de acordo com as disponibilidades, dependendo o horário do transporte do local onde o utente habita;
• Alimentação: pequeno-almoço, almoço e lanche. Também é possível o fornecimento do jantar, sendo este serviço opcional;
• Higiene (banho assistido; tratamento de unhas);
• Actividades de animação sócio-cultural (ginástica, atelier de artes decorativas, passeios/visitas culturais, entre outros)

Documentos Necessários para a inscrição

Para a realização da inscrição no CD é necessário entregar os seguintes documentos:
• Fotocópia do BI, cartão cidadão, passaporte ou autorização de residência do candidato e do responsável;
• Cartão de contribuinte do candidato e do responsável;
• Cartão de utente dos serviços de saúde;
• Cartão de pensionista;
• Comprovativo do valor da(s) pensão(ões);
• Declaração médica discriminativa da(s) patologia(s) existentes e em como não possui doenças infecto-contagiosas;
• Fotocópia do último recibo da renda da casa, electricidade, água, gás, telefone e despesas de farmácia.