Creche Rainha Dona Leonor

Santa Casa da Misericórdia da Amadora

Introdução

Com a finalidade de desenvolvimento de políticas de incentivo à natalidade e de repovoamento da cidade, através da fixação de população jovem, o município de Lisboa criou um Programa de Desenvolvimento de Creches em Lisboa (PDCL), designado por programa B.a.Bá, com a finalidade de dotar a cidade com uma rede de creches públicas, bem como desenvolver condições para a progressiva qualificação dos equipamentos existentes na cidade. A gestão das referidas creches ficou a cargo de Instituições Particulares de Solidariedade Social, tendo sido atribuída em concurso a gestão da Creche Rainha Dona Leonor à Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA), com uma capacidade de 84 utentes, dos quais 50 abrangidos pelo acordo de cooperação com a Segurança Social (SS), apresentando a seguinte distribuição: 20 utentes em duas salas de berçário (10+10), 28 utentes em duas salas dos 12 aos 24 meses (14+14) e 36 utentes em duas salas dos 24 aos 36 meses (18+18). Pretende-se que a Creche Rainha Dona Leonor numa estreita relação de partilha com as famílias, seja uma referência profunda e harmoniosa no crescimento e desenvolvimento dos nossos utentes. Assim, a família tem como primeira referência educativa e pedagógica a promoção da socialização e da sedimentação, como bases dos processos de aprendizagem. Uma relação de cooperação entre a Família e a Creche potencia um desenvolvimento global e harmonioso da criança.


Localização

A Creche Rainha Dona Leonor situa-se na freguesia de Benfica, Concelho de Lisboa. Pretende-se que a Creche Rainha Dona Leonor, seja um espaço por excelência de aprendizagem técnica e científica, mas que seja simultaneamente um espaço onde se modelam vivências, comportamentos e relações. Um espaço criativo, aberto e de relação profunda, onde se proporcione um ambiente harmonioso, numa estreita relação de partilha com as famílias.


Instalações

A Creche Rainha Dona Leonor é um equipamento com dois pisos, composto por duas salas de berçário, duas salas dos 12 aos 24 meses, duas salas dos 24 aos 36 meses, dois recreios exteriores e uma cozinha própria.

Entrada.

Berçário.

Berçário (parede).

Sala dos 12 aos 24 meses.

Sala dos 24 aos 36 meses.

Sala dos 24 aos 36 meses.

Funcionamento Geral

O ano letivo na Creche Rainha Dona Leonor inicia-se no primeiro dia útil do mês de Setembro, funcionando de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 e as 19h. Encontra-se encerrada nos feriados nacionais, nos feriados concedidos ao abrigo do contrato coletivo de trabalho e dias concedidos pela Mesa Administrativa, sendo dado conhecimento com antecedência a matéria em tópico. A equipa da creche é constituída por 4 Educadoras de Infância, 9 Ajudantes de Ação Educativa, 1 Auxiliar de Serviços Gerais e 1 Cozinheira. Tendo como princípio a herança dos Projetos Educativos da Instituição e a sua Missão, as atividades pedagógicas desenvolvidas vão sempre no sentido de ir ao encontro dos mesmos. As atividades realizadas evidenciam uma prática assente nos objetivos gerais das diferentes áreas: Social, Pessoal e Religiosa. A Creche Rainha Dona Leonor dispõe de duas atividades extracurriculares, sendo as mesmas, Expressão Musical para Bebés e Yoga para Bebés.


Documentos

Regulamento Interno
. Regulamento Interno (em vigor)

Plano Anual de Atividades
. Plano Anual de Atividades 2017-2018