Creche Santa Teresinha do Menino Jesus

Introdução

A Creche Santa Teresinha do Menino Jesus (CSTMJ) tem como grande objetivo proporcionar à criança todas as experiências que a ajudem nesse processo tão difícil e complexo que é o crescimento. Neste Sentido, a Creche esta visa dar resposta, ou pelo menos tentar minorar, as lacunas sentidas pelas crianças que frequentam a Creche, proporcionando-lhes um crescimento menos sofrido; transmitindo-lhes valores essenciais para viver em sociedade; permitindo-lhes vivenciar, experimentar e descobrir; ajudando-as na formação do seu Ser, do seu Sentir, do seu Viver e acima de tudo fazendo-as sentir-se crianças. Por detrás está toda uma equipa de profissionais que trabalha nesta resposta social e todos os elementos que constituem a Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA), dando o seu melhor no trabalho realizado dia-a-dia. Afetividade, Conforto, Bem-estar e Segurança são as linhas gerais deste Projeto Educativo, centrando a sua intervenção no equilíbrio físico, emocional e cognitivo da criança.

Localização

A CSTMJ situa-se no Concelho da Amadora, na freguesia da Mina de Água. Está inserida na Eb1/JI Creche Aprigío Gomes. Devido à sua localização, a Creche, abrange e acolhe uma população bastante heterogénea, de meios socioeconómicos bastante diversificados. A Creche é um espaço por excelência de aprendizagem técnica e científica, mas é simultaneamente um espaço onde se modelam vivências, atitudes e relações. Um espaço criativo, aberto, de relação profunda onde se gera e modela personalidades criativas, relacionais, capazes de aceitar desafios e de evoluir. A CSTMJ é um espaço educativo em que o processo ensino aprendizagem se desenvolve apostando numa pedagogia ativa, formando cidadãos responsáveis, criativos e solidários, indo ao encontro das necessidades das crianças na sociedade atual.

Instalações

Dotado de instalações adequadas, a Creche Santa Teresinha do Menino Jesus conta com um espaço físico interior, de um só piso, organizado em torno das 4 salas de Creche. No equipamento podemos encontrar:

Um Berçário.

Uma Sala para o 1 ano.

Duas Salas para os 2 anos.

Um refeitório, instalações sanitárias para crianças, uma copa de leite, um fraldário (que é comum à sala do berçário e sala de 1 ano), um gabinete de coordenação, uma sala de isolamento, uma arrecadação, uma sala de funcionárias e uma casa de banho de adultos.

Como espaço exterior, a Creche possui um local destinado ao recreio das crianças. Tem piso de borracha e amortecedor de quedas, e é utilizado quando as condições climatéricas permitem.

Funcionamento Geral

A Creche inicia as suas funções no dia 1 de setembro, encerrando para manutenção e limpeza geral do edifício nos dois últimos dias uteis do mês de agosto. Durante o seu período de funcionamento, de segunda a sexta-feira, a Creche abre diariamente às 7h30 e encerra às 19h00. À exceção dos Feriados Nacionais e Feriado Municipal (11 de setembro), a Creche encontra-se igualmente encerrada durante determinados dias que são dados a conhecer aos pais e encarregados de educação na reunião geral, realizada em setembro, através das Normas Regulamentares:
- Em dezembro - no dia antes às comemorações do Natal e do Ano Novo;
- Em fevereiro ou março - no dia de Carnaval.

Regulamento Interno
. Regulamento Interno (em vigor)

Plano Anual de Atividades
. Plano Anual de Atividades 2017-2018