Abril-Maio 2018

UCCI SAGRADA FAMÍLIA

Cuidados alargados numa família alargada

Este número #4 de Abril-Maio de 2018 da nossa newsletter, destacamos uma valência da área da saúde. Nascida em 2012 a Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Sagrada Família é uma das mais recentes respostas sociais a nascerem no nosso concelho da Amadora.
Fique a conhecer esta moderna Unidade, reconhecida com prémios de mérito e algumas histórias de inovação e sucesso na integração de quem procura cuidados continuados em Portugal.

REPORTAGEM | UCCI SAGRADA FAMÍLIA

INICIATIVAS

JORNADAS REFLEXÃO SECRETARIADO LISBOA | UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS

As Jornadas de Reflexão do Secretariado de Lisboa da União das Misericórdias Portuguesas, congregou responsáveis, colaboradores e profissionais das 22 Misericórdias que constituem este Secretariado. Com o tema 'Partilhar o Manto Protetor das Misericórdias', os cerca de 200 participantes estiveram em diferentes grupos de trabalho com áreas diversas como:
Medidas de Autoproteção, Segurança contra Incêndios, Ferramentas para Famílias, Demências nas Respostas Sociais de 3ª Idade, Serviço de Apoio Domiciário Integrado, Gestão de Recursos Humanos em situações de crise e Comunicação.
Da parte da tarde os participantes puderam assistir ao debate sobre ‘As Misericórdias e a Construção da Cidadania’, moderado pelo Jornalista Joaquim Franco e onde estiveram presentes, no painel de debate, os 'experts' Ângelo Felgueiras - Comandante e Alpinista, Carlos Azevedo – Capelão do Hospital Rainha D. Estefânia, Catarina Marcelino – Deputada da Assembleia da República e Ex-Secretária de Estado da Cidadania, Dulce Mota – CEO ActivoBank e Membro do Conselho de Administração da Fundação Millennium BCP e Maria da Graça Carvalho – Eurodeputada.
No final do encontro decorreu a inauguração da Exposição 'Descobrir o manto protetor das Misericórdias' que decorreu de 5 a 13 de maio no Museu das Artes de Sintra.

CENTRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS | 25ºANIVERSÁRIO

No dia 7 de maio o nosso Centro S. Francisco de Assis celebrou o seu 25°Aniversário. Com a presença do Sr. Provedor Constantino Pinto, membros da atual Mesa Administrativa e membros fundadores, que estiveram na génese do CSFA, foi possível uma festa cheia de emoção e alegria por estes 25 anos ao serviço das crianças. Parabéns a todos os seus atuais e antigos utentes, familiares e colaboradores. Uma data marcante na nossa instituição e nomeadamente nas respostas de infância da Misericórdia da Amadora.

PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA A PÉ da SCMA

Nos dias 10, 11 e 12 um grupo de colaboradores, irmãos e familiares de utentes da nossa instituição fez a Peregrinação a Fátima a pé, culminando na procissão das velas de dia 12 à noite na Cova da Iria.

PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA DA ESCOLA LUÍS MADUREIRA

Todos os anos na última 6ªfeira do mês de maio, a Escola Luís Madureira organiza a peregrinação das crianças do pré-escolar e 1ºciclo ao Santuário de Fátima. Este ano não foi diferente. Acompanhados pelo nosso Pe.Carlos Matos, que presidiu à eucaristia, os alunos puderam celebrar mais um encontro com Maria junto dos seus colegas, amigos e professores.

PROJETO GABC (Grupos Aprender, Brincar e Crescer) | Capacitar Famílias & Crescer com a Comunidade

Foi o evento que reuniu, no dia 29 de maio, no nosso Auditório do Centro Rainha Santa Isabel, parceiros, colaboradores e gente comprometida com a comunidade. Debateu-se a importância da capacitação socioeducativa e familiar de crianças não integradas em resposta de Creche/Jardim Infância e dos seus Cuidadores. Este projeto resulta de uma parceria entre a Misericórdia da Amadora e a Génios&Traquinas e é nosso desejo dar-lhe escala, robustez e diversificação de âmbito. Contámos com a presença da Direção Geral de Educação, da Fundação Calouste Gulbenkian, do ISCTE e da Fundação Bissaya Barreto também impulsionadores deste projeto.