Dezembro 2016

ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES do 30ºANIVERSÁRIO SCMA

MISSA SOLENE E JANTAR DE NATAL DA IRMANDADE

No dia 22 de Dezembro na nossa Igreja da Nº Srª das Misericórdias celebrámos o encerramento das comemorações do 30º aniversário da nossa Santa Casa da Misericórdia da Amadora. Presidida pelo nosso Cardeal Patriarca D.Manuel Clemente a celebração marcou também a missa de natal da nossa irmandade e a entrega à Misericórdia de Oeiras da imagem peregrina de Nª Srª das Misericórdias. Após a celebração houve um pequeno momento de convívio em torno do jantar de natal da irmandade.

PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DA Nª SRª DAS MISERICÓRDIAS

Desde o dia 3 de Novembro que tivemos a graça de ter connosco a Imagem Peregrina de Nossa Srª das Misericórdias que percorre neste momento as Instituições do Secretariado de Lisboa da União das Misericórdias. Foi um mês e meio cheio, onde podemos contar com a sua presença em todas as nossas valências e algumas paróquias do nosso concelho, dando a conhecer a todos os utentes e população em geral, a espiritualidade e as obras de misericórdia. Estes momentos serviram também para aproximar os utentes, os colaboradores e irmãos da nossa SCMA.

COMUNIDADES SEM FIOS_PARCEIROS LIGADOS.COM FIBRA

A Santa Casa da Misericórdia da Amadora tem no seu acrónimo toda a vontade, processo e compromisso associado à sua Cultura de fazer mais e melhor pela Comunidade e pelas Pessoas que, diariamente, serve. Sonhar, Crescer, Maturar e Acontecer são, também eles, os alicerces de uma das suas mais recentes iniciativas: As Comunidades sem Fios.
No tabuleiro da Comunidade e num posicionamento de responsabilidade e ética social, as Organizações movimentar-se-ão entre a Troca direta de Serviços, a Prestação de Serviços e o Patrocínio empresarial, num jogo de equilíbrios entre sustentabilidade social e crescimento e notoriedade Organizacional.
Esta iniciativa, porque tem na sua designação um plural que se pretende seja sinónimo de uma SOMA de Comunidades sem Fios em outros tantos territórios, terá uma fase Piloto e uma, seguinte, de alargamento a outras Organizações e Territórios. Da fase Piloto, que terá uma duração de 12 meses, fazem parte 11 Organizações, 5 da Economia Social (ACAF-Associação das Comunidades Auto-Financiadas; a EAPN-Rede Europeia Anti-Pobreza; a Pressley Ridge; a EmgrandeSer;a PASEC-Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais) e 6 Empresas (Mazzars; NOKIA; Stone Soup; Allby Group;In Sure Broker; Associação Nacional de Óticos).
O Projeto foi lançado no passado dia 16 de setembro, no Auditório da SCMA, contando com a presença de 70 convidados, representantes de 13 Organizações Sociais, 12 Empresas e 7 Empreendedores Sociais. Este Evento contou com o acolhimento, na Sessão de Abertura, da Mesa Administrativa da SCMA, na Pessoa do seu Provedor; o Centro Distrital de Lisboa do ISS,IP, na Pessoa da Diretora do Núcleo de Intervenção Social, Lucinda Pereira; a AERLIS, na Pessoa da Vice-Presidente da Comissão Executiva, Ana Rita Ferreira; e com Margarida Pinto Correia, da Fundação EDP, na facilitação. Do Programa, fizeram parte integrante a apresentação das Organizações acima mencionadas, bem como da Ideia.

CUIDADOS INTEGRADOS_(TAMBÉM) ENTREGAMOS EM CASA

A Misericórdia da Amadora, no âmbito da continuada melhoria do Serviço prestado aos seus clientes internos e externos, tem vindo a participar, com mais 5 países (Alemanha, Bulgária, Espanha, Inglaterra, Itália) num Projeto europeu de Cuidados Integrados ao domicílio, denominado Beyond Silos, cuja parceria portuguesa compreende, também, a Câmara Municipal da Amadora e a Altice (Portugal Telecom). Este Projeto, tutelado pela Comissão Europeia, teve como objetivo, como a própria designação indica, ir além dos Silos, sendo esses Silos o do Apoio Social e o da Saúde, integrando-os numa prestação de serviços única e diferenciadora, apoiada em Tecnologia, para Pessoas com mais de 65 anos, por forma a que possam ver sustentada a sua permanência no ambiente natural e protetor que é A Casa.

ESCOLA LUÍS MADUREIRA EM 1º LUGAR NOS RANKINGS NO CONCELHO DA AMADORA

Foram publicados no passado sábado os resultados do Ranking das Escolas 2016, no qual, uma vez mais, orgulhosamente, a Escola Luís Madureira ocupa o 1º lugar no concelho da Amadora e 39º lugar a nível distrital. A nível nacional a escola encontra-se num honroso 75º lugar. Estes resultados só são possíveis com a dedicação de alunos, pais e professores a esta tão nobre causa que é a educação, pelo que todos estão de parabéns. Podem consultar os dados deste ranking aqui.