Notícias

Janeiro 2018

TEMA ANUAL 2018

REINVENTAR COMUNIDADE - Repensar interações sociais, atuar em Solidariedade!




Reinventar para dar-se aos outros.
Reinventar para arriscar.
Reinventar para experimentar.
Reinventar para sonhar.
Reinventar porque confiamos na Solidariedade!
Reinventa! É tempo de Ser Misericórdia!


Este é o desafio da Santa Casa da Misericórdia da Amadora para o ano de 2018. Ser capaz de Reinventar Comunidade. Capaz de tornar a inventar. Capaz de recriar uma solução para um problema, mas que exige uma nova abordagem. Capaz de reelaborar novos horizontes para as pessoas da cidade da Amadora, indo ao encontro das suas dificuldades e angústias. Capaz de transformar os laços sociais de utentes, familiares, colaboradores, parceiros, amigos e vizinhos que nos procuram, em valores que realmente importam.

O milagre está ao alcance de todos, a atenção a todas as pequenas coisas, tornaram uma pequena obra, numa grande obra. O segredo está na genuína e generosa preocupação, na humildade, na confiança, na fé e na vontade.

Com o início desta publicação digital pretendemos mostrar quem somos e o que fazemos, e contar consigo para fazer parte do nosso desafio: o de Ser Misericórdia e Reinventar Comunidade.



INICIATIVAS

ESCOLA LUÍS MADUREIRA | Pais dos alunos fazem teatro de Natal para os filhos

No dia 8 de janeiro de 2018 um grupo de pais da Escola Luís Madureira elaborou e produziu um teatro de Natal para os alunos da nossa valência. Esta atividade anteriormente realizada pelo mesmo grupo de pais, há 5/6 anos consecutivos, serviu para cimentar os valores que o Natal traz às nossas famílias e recordar que esse espírito deve permanecer nas relações da comunidade educativa da nossa escola.
No final da atuação, a diretora da Escola, Drª Isabel de Lemos, felicitou esta iniciativa, lembrando a bondade e entrega dos pais em executar e realizar este teatro de um modo gratuito para estes alunos, e lançou o desafio de que o mesmo pudesse ser alargado às outras valências educativas da SCMA.



CORTA MATO CONCELHIO | Alunos da ELM envolvidos

Realizou-se no dia 16 janeiro, 3ª feira, o Corta Mato Concelhio dos XXXI Jogos Juvenis Escolares da Amadora, que contou com a participação de 52 alunos da Escola Luís Madureira. Numa manhã de tempo cinzento, mas com muita energia e garra, todos os alunos empenharam-se fortemente em concluir as suas provas na melhor posição possível. O resultado desse empenho levou a que 7 alunos da nossa escola tenham sido apurados para a fase distrital a decorrer no dia 6 fevereiro na Base Aérea de Sintra.



JANEIRAS | Pequenos cantores do JI Moinhos da Funcheira cantam Janeiras na URASM

Dando continuidade a uma prática da SCMA, que é a união entre mais pequenos e séniores, as crianças do JI dos Moinhos da Funcheira surpreenderam os residentes da nossa Unidade Residencial Aristides Sousa Mendes, com os tradicionais cânticos das janeiras