Notícias

Julho 2016

Opinião

ARTIGO | Secretário da Mesa Administrativa Joaquim Franco

O Desporto e a Fé no rescaldo do Euro e com Jogos à vista.

Destaques

DEBATE 10 ANOS RNCCI

10 Anos de RNCCI: passado, presente e futuro. Um debate inserido nas comemorações do 30ºaniversário da SCMA com a participação do Prof. Correia de Campos, da Dra. Regina Carlos e do Dr. Carlos Lourenço. Realizado no dia 9 de Junho no nosso Auditório CRSI - Misericórdia da Amadora este debate ficou centrado num Sonho, numa Visão, numa Equipa e numa Rede: e esta é a síntese destas três dimensões temporais que estiveram em análise e em debate. A UCCI Sagrada Família manter-se-á na peugada da sua Missão e da sua Visão, comprometendo-se em continuar a dar cor a este Sonho, corpo à sua Visão, apoio às suas Equipas e a fazer mais Rede.



NOVO DIRECTOR CLÍNICO DA CLIMA

A CLIMA (Clinica Médica de Alfragide) tinha como Director Clínico, desde da sua abertura, o Sr. Prof. Dr. Rafael Ferreira, conceituado Cardiologista de renome internacional. O Sr. Prof. Dr. Rafael Ferreira pediu, por iniciativa própria, a sua substituição no cargo de Director Clínico da CLIMA. A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia deliberou aceitar, com pesar, o seu pedido de exoneração e a sua substituição pelo Dr. Nuno Côrte-Real, especialista em Ortopedia e colaborador da Clínica desde a sua inauguração. Agradecemos todo o empenho e dedicação que o Sr. Prof. Dr. Rafael Ferreira dedicou à Clínica, que foram fundamentais para o crescimento e sedimentação da excelência e qualidade dos cuidados de saúde da CLIMA e de que tanto nos orgulhamos. Ao Dr. Nuno Côrte-Real desejamos os melhores sucessos neste novo desafio da sua carreira profissional e que possa ser um contributo para o desenvolvimento da Clínica e da constante procura de melhoria que norteia o nosso dia a dia. A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia da Amadora.



PEREGRINAÇÃO NACIONAL DAS MISERICÓRDIAS

Respondendo ao desafio da UMP à participação de todas as Santas Casas na peregrinação nacional ao Santuário de Fátima, no dia 25 de junho, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, a SCMA participou com 100 pessoas entre utentes, funcionários e voluntários.



Iniciativas

XII CONGRESSO NACIONAL DA MISERICÓRDIAS, FUNDÃO


Nos dias 2, 3 e 4 de Junho, no Fundão, quase 200 Misericórdias representadas por cerca de 750 pessoas estiveram presentes no maior Congresso de sempre das Misericórdias Portuguesas. A presença do Presidente da República, dos ministros do Trabalho e Segurança Social e da Saúde, a que se somou a do Primeiro-ministro na Sessão de Abertura, constituiu um orgulho para todas as Misericórdias envolvidas. A marca de Solidariedade deu assim mais um passo para ajudar os portugueses que precisam. A SCMA esteve representada ao mais alto nível com o Provedor e o Diretor-geral. A nossa instituição fez uma comunicação ao congresso sob o tema “Misericórdia – Marca de Solidariedade”. O Provedor apresentou na ocasião a estratégia da SCMA na área do Envelhecimento.


DIA MUNDIAL DA FAMÍLIA


No dia 16 maio 2016 comemorou-se no Centro São Francisco Assis o Dia Mundial da Família. A festa começou com a apresentação do livro - “Histórias em Família” – pelo mesário da SCMA, Joaquim Franco. Este livro nasceu do desafio colocado às crianças e suas famílias, de recolherem e trazerem para o Centro lendas ou contos relacionados com as suas origens, os seus países ou tão-somente com as suas memórias… De seguida o grupo Sankofa Black Gold proporcionou um momento cheio de ritmo e alegria com danças africanas. E no final realizou-se um lanche/convívio com as famílias, as crianças e as colaboradoras do CSFA.


A MARAVILHA DA INFÂNCIA É QUE PARA ELES TUDO É MARAVILHA


No dia 1 de junho de 2016, Dia Mundial da criança, no âmbito da celebração dos 30 anos da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, reuniram-se na Escola Luís Madureira cerca de 600 crianças das várias respostas sociais relacionadas com a infância. O dia foi animado e divertido com as surpresas preparadas para todas as idades. As crianças tiveram oportunidade de se divertir com…
… fantásticas viagens de carrossel;
… estrondosos saltos nos insufláveis;
….espetaculares demonstrações de magia;
… fabulosa representação Canina de Obediência e Agility "Os Cãogurus”;
… entusiasmante lançamento de balões;
…inspirador praticante de Kung Fu!!!


PEREGRINAÇÃO DA ELM A FÁTIMA


No passado dia 20 de maio, a Escola Luís Madureira realizou a sua décima sexta peregrinação a Fátima com as crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, num total de 220 alunos. A oração do terço foi dinamizada pela professora Ana Brito. A missa foi concelebrada pelo nosso capelão, Pe. Carlos Matos, e animada pelo coro da escola. O almoço decorreu nos espaços exteriores da casa dos Missionários da Consolata, seguido de uma breve apresentação dos alunos do 4º ano sobre as Obras de Misericórdia.


PRIMEIRA COMUNHÃO NA ESCOLA LUÍS MADUREIRA


No sábado dia 28 de maio, 27 crianças do 3º catecismo realizaram a sua Primeira Comunhão na igreja das Misericórdias (complexo Quinta das Torres). A celebração foi presidida pelo padre Carlos Matos.


SEMINÁRIO APRENDER & BRINCAR


O Auditório da Escola Secundária Seomara da Costa Primo recebeu no dia 8 de Junho o Seminário dedicado a este programa que permitiu a escola a tempo inteiro na Amadora. Programa desenvolvido pela Misericórdia da Amadora em parceria com a Câmara da Amadora. 14 anos e 2400 crianças envolvidas, permitindo o prolongamento das atividades escolares e a articulação da vida profissional dos pais com a vida familiar. Excelente exemplo de Bem Servir!


TORNAR O SONHO POSSÍVEL


Tornarmos o Sonho Possível, é um Projeto que tem como objetivo a realização de sonhos de idosos institucionalizados, para lhes levar um momento de alegria e esperança. Trazer ao de cima os sonhos escondidos, servir o utente nos desejos ainda não realizados e proporcionar momentos de felicidade imprevista. No âmbito do projeto Tornar o Sonho Possível, focado na concretização de 12 sonhos de outros tantos residentes do Lar Santo António da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, o Paulo Tomaz, da Dznove Comunicação, disse “sim” ao sonho de Lúcia Leitão: assistir a um concerto de piano. E o sonho realizou-se no dia 21 de Maio no Palácio de Queluz. O Paulo Tomaz e a sua “afilhada” assistiram a um concerto de tributo a Chopin, pelas mãos da pianista Janina Fialkowska.



Agenda

Data Hora Evento Local
05 Agosto 13h00 Almoço Convívio da Terceira Idade Lar da Sagrada Família
09 Setembro 17h00 Receção da Comunidade Educativa da Instituição Auditório Rainha Santa Isabel
16 Setembro 09h00 Seminário Social Business Networking Auditório Rainha Santa Isabel
18 Setembro 10h00 Corrida e Caminhada Solidária Concelho da Amadora
30 Setembro 21h00 II Conferência: “Século XXI, desafios: Papel das Misericórdias no exercício da cidadania” Auditório Rainha Santa Isabel