Notícias

Junho-Julho 2018

CENTRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

25 ANOS A CUIDAR DE AFETOS




Este número #5 de Junho-Julho de 2018 da nossa newsletter, destacamos uma valência da área da educação. Nascida em 1992 o Centro São Francisco de Assis é uma das mais antigas respostas sociais da nossa instituição e do nosso concelho da Amadora. Fique a conhecer as histórias que fazem a história deste nosso Centro de referência na integração e crescimento das crianças.

REPORTAGEM | CENTRO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

INICIATIVAS

DIA DA INSTITUÇÃO SCMA







Há 4 anos quando foi criado o Dia da Instituição SCMA havia o desejo de que serviria de união da família/comunidade alargada que é instituição Santa Casa da Misericórdia da Amadora. Passadas 3 edições esse anseio mantém-se atual e continua a juntar as nossas famílias, utentes, colaboradores e irmandade num dia repleto de atividades e partilha. Este ano liga-nos o tema ‘Reinventar Comunidade’ que está estampado nos rostos das fotografias que aqui partilhamos. Caras de quem foi capaz de dar-se, de arriscar, de experimentar e de sonhar porque confia na Solidariedade. Dia 23 de junho ficará presente em nós, pois foi mais um dia de Ser Misericórdia.


COLÓNIAS DE FÉRIAS DA SCMA EM NÚMEROS






Os números de utentes, técnicos e viaturas envolvidos na dinâmica das Colónias de Férias da nossa instituição nesta altura de férias grandes são bastante consideráveis. Eles incidem maioritariamente nas crianças que se encontram nas nossas 5 creches e também nos CAF's (Centros de Apoio à Família) do Programa Aprender & Brincar espalhados pelos Agrupamentos Escolares do nosso concelho da Amadora.


20ºANIVERSÁRIO DO LAR DE SANTO ANTÓNIO






No dia 13 de junho celebrámos o 20ºaniversário do nosso Lar Residencial de Santo António. De braço dado com a igreja, e no próprio dia em que a mesma celebra este Santo tão venerado em Portugal, tivemos a cerimónia eucarística celebrativa com a participação de utentes, colaboradores e membros da mesa administrativa com animação do coro da Escola Luís Madureira. No final houve lugar à sardinhada-convívio, próprios desta época, com o soprar das velas por um dos utentes do LSA.


SANTOS POPULARES NAS VALÊNCIAS SCMA








Durante o mês de junho aproveitámos o bom tempo para dar aos nossos utentes a possibilidade de festejarem a época dos santos populares nos espaços exteriores de cada valência. Eventos com muita animação e interação entre colaboradores e utentes com a componente da sardinhada e arraial bem presentes.


VISITA MUSEU DAS ARTES DE SINTRA




A UCCI Sagada Família, no âmbito do trabalho mensal desenvolvido com as famílias através do Grupo de Ajuda Mútua (GAM), promoveu uma visita ao Museu das Artes de Sintra (MU.SA) no dia 9 de maio, na qual participaram, também, utentes do Lar Sagrada Família. Esta atividade outdoor tinha como objetivo visitar a exposição “Descobrir o Manto Protetor das Misericórdias”, inaugurada no dia 5 do mesmo mês, aquando as 3ª Jornadas do Secretariado Regional de Lisboa, da União das Misericórdia Portuguesas, na qual a Misericórdia da Amadora teve um papel muito ativo na sua organização. A visita a esta exposição permitiu explorar a história das Misericórdias, através dos diversos objetos expostos, uma vez que estes proporcionam um itinerário através da sua história e das tradições ao longo dos diversos séculos, desde a sua criação pela Rainha D. Leonor, no séc. XV, até à atualidade. Nesta exposição esteve exposto o quadro da Nª Srª das Misericórdias da Igreja da Nª Srª das Misericórdias, pertencente à nossa Instituição, cuja criação é do séc. XXI, retratando a arte contemporânea.


VISITA MUSEU DO DINHEIRO




A UCCI Sagrada Família, nos dias 23 e 24 de maio, proporcionou oito dos seus utentes a oportunidade de visitarem o Museu do Dinheiro, em Lisboa, pertencente ao Banco de Portugal. Foi uma atividade organizada pelo animador da UCCI, que contou com o apoio imprescindível de colaboradores e de estagiários no acompanhamento dos utentes com mobilidade reduzida. Neste museu tivemos a oportunidade de visitar o magnífico espaço que acolhe as exposições permanentes, o precioso espólio de notas e de moedas que possui, bem como as muralhas descobertas no subsolo, aquando a realização dos trabalhos de construção deste imóvel, cuja construção é atribuída a Rei D. Dinis. Foi também dada a oportunidade a alguns dos nossos utentes de explorar sensorialmente algumas moedas e quadros interativos, enriquecendo a visita. A UCCI Sagrada Família obteve um excelente acolhimento pela equipa deste Museu, tudo fazendo para proporcionar a melhor visita possível aos nossos utentes, pelo que, publicamente, expressa a sua gratidão.