Notícias

Junho 2016

Opinião

ARTIGO | Provedor Constantino Pinto

Trinta anos a Bem Servir a Comunidade!

Destaques

PARCERIA INÉDITA PARA NOVA RESPOSTA SOCIAL NA CIDADE

Foi inaugurada no dia 17 de maio a Unidade Residencial Aristides de Sousa Mendes, nos Moinhos da Funcheira. Com capacidade para acolher 50 pessoas, representa uma resposta inédita na área da terceira idade. Construída pela Câmara Municipal, gerida pela SCMA, que também investiu em equipamentos, esta nova valência social conta com o apoio aos utentes através de acordos com a Segurança Social. O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social explicou na cerimónia de inauguração que este apoio permite ter um "equipamento financeiramente mais sustentável" e chegar "àqueles que mais necessitam". Vieira da Silva enalteceu a opção da autarquia e o trabalho da SCMA, considerando-a uma "instituição de referência" e realçando que este equipamento cria "emprego qualificado, que não sai da Amadora porque não se deslocaliza". Um modelo para outras parcerias entre governo, autarquias e instituições sociais. A presidente da Câmara, Carla Tavares, adiantou que esta parceria resulta de uma "vontade política da autarquia". Trata-se de uma "grande responsabilidade" para a SCMA, admitiu o provedor Constantino Pinto, acrescentando que a instituição aceitou o desafio "porque existe para servir quem mais precisa" e para procurar as melhores respostas sociais. António Moncada, sobrinho-neto de Aristides de Sousa Mendes, esteve também na inauguração. "Uma honra", disse, constatando que "os cidadãos sentem que devem dignificar Aristides", por aquilo que ele fez e representa. A inauguração da Unidade Residencial Aristides de Sousa Mendes teve eco mediático, com reportagens na TV Amadora e na SIC, que contou também a História de duas utentes gémeas de 92 anos de idade.


SCMA PROMOVE DEBATE SOBRE O ESTADO SOCIAL

No âmbito do 30º aniversário, a SCMA organizou no dia 15 de abril o debate Estado Social: Entre a subsidiariedade e as políticas sociais, com a participação de Edgar Silva (ex-candidato à Presidência da República), Fernando Negrão (ex-ministro da Segurança Social, da Criança e da Família), Idália Serrão (ex-secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação) e Constantino Pinto (provedor da SCMA). Os oradores defenderam diferentes ideias sobre a forma de garantir a sustentabilidade da Segurança Social, preservando e promovendo o Estado Social, mas foram unânimes na defesa da subsidiariedade, pela complementaridade entre o Estado e o setor social, e pela estabilidade das políticas públicas. Durante o debate, houve referência também à necessidade de estimular a participação e a cidadania, processo no qual as Misericórdias devem também ter "uma voz ativa", entende o provedor. Na defesa do Estado Social, ninguém deve abdicar dos seus direitos e deveres políticos, sublinharam os participantes. Pode ler a reportagem na página 11 da edição de abril do jornal Voz das Misericórdias.


UCCI SAGRADA FAMÍLIA PREMIADA

O Prémio Saúde Sustentável, que conta já com cinco edições, é uma iniciativa orientada para a divulgação e incentivo das boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal. Este Prémio é promovido pela Sanofi e pelo Jornal de Negócios e congrega um conjunto de personalidades com notoriedade pública num júri presidido pelo Dr. Jorge Sampaio. O Prémio Saúde Sustentável possui quatro categorias: cuidados hospitalares, cuidados primários, cuidados continuados e outras categorias, para além do Prémio Personalidade Saúde Sustentável. A UCCI Sagrada Família candidatou-se a este galardão, na categoria Cuidados Continuados, tendo sido um dos finalistas. No dia 7 de junho, no Hotel Intercontinental, em Lisboa, foram entregues os Prémios, com a presença do Ministro da Saúde. Esta Resposta Social da Misericórdia da Amadora recebeu a Menção Honrosa para a Responsabilidade Ambiental. Este reconhecimento premeia o dinamismo e as boas práticas da equipa da UCCI Sagrada Família, bem como, a política ambiental prosseguida pela SCMA.




Iniciativas

DIA DA INSTITUIÇÃO E DA FAMÍLIA MISERICÓRDIA

Realizou-se no dia 4 de junho a segunda edição do “Dia da Instituição”. A família Misericórdiaparticipou “de forma calorosa e entusiástica” nesta segunda edição, constatou o Diretor-geral,Manuel Girão. Cerca de 3500 pessoas passaram pelo complexo entre as 10h as 24h, dos 4 meses aos101 anos. Os nossos utentes, voluntários e profissionais disfrutaram de um dia cheio de atividades.Tasquinhas, workshops, animação musical, dança, “magia” e exposições foram algumas dasatividades dinamizadas ao logo deste dia.Este ano a atividade contou com cerca de 16 das 30 respostas sociais da Instituição. O objetivo seráenvolver as 30 respostas sociais em futuras edições. A Mesa Administrativa agradece por isso “atodos os que prepararam, participaram e dinamizaram este dia”.


II JORNADAS DO SECRETARIADO DE LISBOA DA UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS

Juntos Partilhamos Mais foi o mote para as II Jornadas do Secretariado de Lisboa da UMP. As jornadas realizaram-se na nossa Misericórdia e contaram com 250 participantes e 15 Misericórdias presentes. Estiveram cerca de 35 profissões envolvidas nestas jornadas de reflexão, o que é bem revelador da transversalidade deste encontro. Oito mesas de trabalho, de diversas áreas de atividade e interesse das nossas Instituições foram dinamizadas por oradores de elevado nível. Das principais conclusões destacam-se a necessidade de reuniões entre técnicos, para análise de documentos estruturantes. A realização de encontro intergeracional em Arruda dos Vinhos, no próximo mês de Outubro. E a reflexão sobre a redução de custos, promovendo e aperfeiçoando compras partilhadas entre Misericórdias. O balanço foi bastante positivo ficando a vontade de repetir no próximo ano.


SEMANA DA CULTURA E DO DESPORTO DA ESCOLA LUÍS MADUREIRA

A XIIª Semana da Cultura e do Desporto da ELM contou este ano com a participação de algumas caras conhecidas. Para além de atores e cantores, regressaram à escola antigos alunos que demonstraram a todos que também o desporto faz parte da nossa vida. Foram dois dias cheios de atividades e muito bem passados!


GINASTAS DA SCMA NO SARAU ANUAL DO SCP

Os grupos de formação Teamgym e de dança da Escola Luís Madureira participaram no Sarau anual de ginástica do Sporting, realizado na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no dia 5 de junho, um espetáculo com lotação esgotada. Os nossos ginastas tiveram uma "magnífica apresentação", disse um dos pais que assistiu às exibições. O balanço é "muito positivo", até porque "foi a estreia em apresentações ao público", lembrou o mesário Joaquim Franco, sublinhando que a maioria "só agora começou a ter contacto com a ginástica a este nível". A ginástica da ELM é uma proposta extra curricular, em parceria com o departamento de ginástica do SCP, clube com tradição e prestígio na modalidade. No dia 24 de junho realiza-se na ELM, pelas 18h30, a I Gala de Ginástica da SCMA.


CONCURSO GASTRONÓMICO “DOCES DO MUNDO”

No passado dia 20 de Maio, para comemorar os 30 anos da Nossa Misericórdia, a Equipa RSI realizou no Campus Social um Concurso de Doces do Mundo. As receitas foram confecionadas por beneficiários, acompanhados pela Equipa. Estiveram representadas oito nacionalidades diferentes (portuguesa, angolana, cabo-verdiana, paquistanesa, brasileira, indiana, romena e guineense). De Portugal chegou-nos o típico Pão-de-ló, o Brasil deu a experimentar o pudim Maria Mole e a cozinha cabo-verdiana presenteou o paladar do júri com o Doce de Papaia. A tarde continuou com a degustação dos doces tradicionais, tendo-se seguido os saborosos doces da Guiné (Moni), da India (Jalebi), de Angola (Paracuca), do Paquistão (Kheer) e da Roménia (Merinda). Ganhou a Merinda, doce da Roménia, ex-aequo com um Pão-de-Ló português. Paladares com sabor de afetos. Uma forma doce de festejar estes 30 anos.


HOMENAGEM AO VOLUNTÁRIO

No passado dia 16 de abril, inserida nas atividades dos trinta anos da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, teve lugar na Quinta das Torres - Alfragide uma Homenagem ao Voluntário. A iniciativa juntou toda a família do voluntariado da Misericórdia da Amadora: voluntários, parceiros e equipa gestora do RSI (Rendimento Social de Inserção). Neste evento, contámos com a presença do psicólogo José Miguel Oliveira, que conduziu a formação "Otimismo, Motivação e Resiliência", sempre orientada para os desafios do voluntário. Foi também feita uma apresentação pela equipa gestora do RSI, denominada "Voluntários nas Respostas Sociais", sobre a dinâmica de envolvimento dos voluntários e respetivas responsabilidades. No final da manhã, a Mesa Administrativa entregou uma lembrança a todos os voluntários presentes. Seguiu-se um almoço convívio, onde todos tiveram oportunidade de se conhecerem melhor e partilharem experiências e vivências. “Reconhecer e valorizar o trabalho do Voluntário é dar rosto à Misericórdia”, lembrou Nuno Arroja, o mesário responsável pelo voluntariado.


PEREGRINAÇÃO A PÉ A FÁTIMA

Decorreu de 25 a 28 de maio a peregrinação a pé a Fátima. O grupo integrou peregrinos trabalhadores da SCMA e membros das paróquias da Amadora e Buraca. O principal motivo para esta viagem é a Fé. “Caminhamos atraídos para o encontro com Deus”, disse uma peregrina, “todos os peregrinos foram valentes e determinados”. Chegados ao Santuário de Fátima, “os peregrinos experimentaram um ambiente místico que cultiva a espiritualidade, agradecemos por isso o acolhimento que nos foi prestado pelas Santas Casas de Vila Franca de Xira, do Cartaxo e de Pernes”. Esta foi uma “santa viagem”, concluiu a caminhante.



SEMANA SANTA

A Semana Santa é um dos pontos altos da vida da Irmandade da Misericórdia da Amadora. Neste sentido, o provedor Constantino Pinto, membros da Mesa Administrativa e da Irmandade participaram na Via Sacra da paróquia de Nossa Sra da Conceição da Amadora. Esta participação surgiu na sequência de um convite que o pároco fez a várias instituições de destaque na vida da cidade. À Misericórdia da Amadora coube a responsabilidade de ajudar a dar vida à IX Estação e a transportar a Cruz que marcou o passo da procissão pelas ruas da nossa cidade. “Foi um grande momento de comunhão para todos, paroquianos, irmãos e representantes das instituições, que viveram essa noite em partilha”, salientou o provedor, que participou ativamente na procissão.




Agenda

Data Evento Local
08 Junho Seminário Agir para o Envelhecimento Auditório Rainha Santa Isabel
24 Junho I Gala de Ginástica da SCMA Escola Luís Madureira
24 Junho Jantar de Finalistas Escola Luís Madureira
02 Julho Passeio Mistério Quinta das Torres
16 Julho Peregrinação Santiago de Compostela -
09 Setembro Receção à Comunidade Educativa Escola Luís Madureira
16 Setembro Seminário Social Business Networking Auditório Rainha Santa Isabel