Notícias

Outubro 2016

ESPECIAL

GALA SOLIDÁRIA E COMEMORATIVA DO 30ºANIVERSÁRIO DA SCMA


A Gala solidária e comemorativa do 30º aniversário da SCMA foi uma festa de memória, num percurso de homenagens e agradecimento pela história da instituição, que é também uma história de relações pessoais e institucionais, com quem se cruzou connosco, neste projeto que tem como prioridade... o outro... aquele que, no nosso caminho, mais precisa de ajuda. Foi uma noite para rever um percurso com parceiros e parcerias, amigos e amigas sem os quais, sem as quais, já não nos compreendemos. Embora jovem, a Misericórdia da Amadora tem já uma razoável história contada pela experiência de cada um dos utentes, profissionais, alunos, voluntários, parceiros que percorreram ou têm percorrido este caminho, tantas vezes numa ação discreta, em anonimato. A Gala realizou-se no dia 15 de outubro, no auditório da Academia Militar, que encheu, e teve as atuações da Orquestra Geração, de alunos da Academia Quorum Ballet, do guitarrista António Chainho, do coro gospel Life Sound Choir, do grupo de dança Com/Passos, do SCP, do humorista Pedro Luzindro e da banda The Lucky Duckies. Foram atribuidos 18 prémios a dezenas de pessoas e entidades, como reconhecimento pelo apoio ou parceria com a SCMA. A lista dos premiados é meramente simbólica, representando apenas as mais significativas de muitas ajudas à missão de “bem servir” quem mais necessita, ao longo destas três décadas.


VÍDEO DA GALA (MAKE OFF INCLUDED)

VÍDEO DA GALA

PRÉMIO PARTICIPAÇÃO ORQUESTRA GERAÇÃO


Foi entregue por Joana Ribeiro, atriz, antiga aluna da ELM. A Orquestra Geração aplica em Portugal o Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela com uma óbvia função social entre crianças e jovens de bairros ditos difíceis. A prática intensiva de orquestra, o trabalho de conjunto, promove a integração na sociedade, aumenta a auto estima e o respeito pelo outro, e tem servido para combater o absentismo escolar e a marginalidade. A SCMA foi um dos parceiros iniciais no programa Equal Geração, apoiado pela UE, a partir do qual foi possível criar a Orquestra, com outras importantes parcerias institucionais, como a CMA, também no projeto desde o início e que hoje permitem mantê-lo. Recebeu o prémio a maestrina.


PRÉMIO ANTIGOS ALUNOS


Simbolicamente entregue a Joana Ribeiro por Manuel Girão, antigo professor da atriz. Já contamos milhares de ex-alunos, muitos deles começaram nas nossas valências de ensino ainda no berço. No caso da Esc Luís Madureira, entraram bebés e sairam no final do terceiro ciclo. Também eles, como tantos outros milhares dos nossos utentes, fazem e contam a história destes 30 anos. São eles, os utentes, os alunos, os nossos melhores embaixadores. Com mais ou menos visibilidade, temos acompanhado o percurso de muitos. E é uma alegria imensa quando percebemos que estão na vida com os valores que aqui receberam. É o caso da Joana Ribeiro. Na presença dela simbolicamente homenageamos todos os nossos antigos alunos, e, em todos os nossos antigos alunos, os nossos utentes e antigos utentes.


PRÉMIO PARCERIA ACADEMIA JOHNSON


Foi entregue pelo Pe Matias, dos Missionários da Consolata. A AJ deve o nome a um jovem criado na Cova da Moura, que teve um passado difícil, de exclusão e comportamentos desviantes, mas mudou de vida, dinamiza e treina uma equipa de futsal. A AJ cresceu e desenvolve hoje trabalho em bairros sociais considerados problemáticos da Amadora e é neles que, através do desporto, da música, do teatro, das artes, educa para a cidadania, abrindo horizontes novos para centenas de jovens. A SCMA apoia a AJ na cedência de instalações/sede da academia e salas de estudo, com transportes e promoção da interacção entre jovens. O próprio Johnson Semedo recebeu o prémio.


PRÉMIO PARCERIA ASSOCIAÇÃO CAZA (ZAMBUJAL)


Foi entregue pelo Pe. Carlos Matos, irmão e voluntário da SCMA. É um sonho concretizado com várias parcerias, como a SCMA, os Missionários da Consolata, a EDP, ou o comandante Ângelo Felguerias que na escala da montanha conseguiu de forma criativa apoios para projetos vocacionados para os jovens. A sede funciona em instalações cedidas pela SCMA. A Associação dá aulas de Ioga a seniores do centro Sta Isabel e ginástica a crianças do centro Sta Clara de Assis. Vitor Monteiro recebeu o prémio.


PRÉMIO PARCERIA FUNDAÇÃO AFID DIFERENÇA


Foi entregue pelo Pe. Carlos Jorge, pároco da Amadora. A AFID promove a criação de estruturas de Reabilitação, Saúde, Educação, Formação, Desinstitucionalização e Integração da Pessoa com Deficiência e grupos em risco social. Desperta a comunidade para o interesse pelos problemas da Deficiência e de grupos desfavorecidos. A SCMA dá apoio em estágios de jovens de cursos de formação profissional da AFID e promove a integração de jovens no mercado de trabalho. Domingos Rosa recebeu o prémio.


PRÉMIO PARTICIPAÇÃO ACADEMIA QUÓRUM BALLET


Foi entregue por Eric, ator e pai de dois alunos da Escola Luís Madureira. Quórum Academy é uma academia de dança, a escola da Companhia Quórum Ballet, sediada na Amadora e com prestígio internacional. A Companhia está em digressão, na margem sul, com Correr o Fado, um dos recentes trabalhos levados a palco. Quis marcar presença nesta festa com as camadas mais jovens, os futuros bailarinos da Companhia. A SCMA tem uma grande admiração pelo trabalho da Academia e está disponível para novas parcerias no futuro. Maria Dolores Espírito Santo recebeu o prémio.


PRÉMIOS PARCERIA EMPRESARIAL


Estes prémios foram entregues pelo mesário Miguel Vieira, membro da mesa administrativa da SCMA.
Oculista do Bairro, parceiro no Cartão Amigo, um instrumento com vantagens aos utentes, a partir do qual se enquadra a responsabilidade social da empresa, com a oferta de um par de óculos e lentes por semana a pessoas desfavorecidas sinalizadas pela rede social que a SCMA integra. Marco Dias e Nuno Gomes receberam o prémio.
Nokia, que incentiva também os seus trabalhadores em acções de voluntariado com a SCMA, destacando o Voz Amiga – contactos telefónicos diários com idosos mais isolados – e o apoio a jovens em salas de estudo para melhores resultados escolares. Pereira de Oliveira, representante, recebeu o prémio.
Residencial Jardim, pela dinamização de jantares para pessoas carenciadas sinalizadas pela SCMA, destacando a ceia de Natal que juntou em 2015 mais de 180 pessoas. Ismet Sultanali recebeu o prémio.


PRÉMIO PARTICIPAÇÃO ANTÓNIO CHAINHO


Foi entregue por Rui Pité, DJ, músico e pai de um aluno na SCMA, foi um dos músicos produtores dos Buraka Som Sistema. Mestre Chainho nasceu em Santiago do Cacém, guitarrista reconhecido internacionalmente, embaixador da guitarra portuguesa, vive na Amadora e faz da nossa cidade também uma casa de inspiração. Quando lhe dissemos que gostariamos muito de o ter nesta festa comemorativa e solidária ele não hesitou. Aceitou imediatamente! Pela sua generosidade, e também apreço pela nossa cidade, que adoptou como sua, o nosso agradecimento.


PRÉMIO PARTICIPAÇÃO LIFE SOUND CHOIR


O Prémio foi entregue pelo secretário da mesa-administrativa da SCMA, Joaquim Franco. O Life Sound Choir é constituido por 33 cantores amadores. Gente simples, das mais diversas profissões, que se diz transformada pela fé e que se esforça por mostrar, também pela música, o que é ser cristão. Ligados a uma comunidade evangélica de Lisboa, dizem eles que um cristão não pode ser triste, cabisbaixo, amorfo ou meramente religioso.


PRÉMIO PARCERIA PASTORAL CIGANOS


O Prémio foi entregue pelo mesário Nuno Corte Real. Dos mais antigos parceiros da SCMA, perto de 25 anos. Eram nossos vizinhos, porta com porta, no bairro do Zambujal. Actualmente ampliaram instalações precisamente para o espaço vizinho cedido pela SCMA. Trabalho notável com a comunidade cigana.


PRÉMIO PARCERIA ASSOCIAÇÃO AZPAS


O Prémio foi entregue pela mesária Isabel Rodrigues. A Azpas desenvolve trabalho na área da saúde, cuidados primários, promoção da saúde e prevenção da doença nomeadamente na área do HIV nos bairros sociais da Amadora. Parceiros da SCMA em vários projectos e candidaturas. António Carlos recebeu o prémio.


PRÉMIO PARCERIA SCP


O Prémio foi entregue por Carlos Sampaio, do Conselho Fiscal SCMA. O SCP é também um antigo parceiros primeiro com o núcleo de andebol, há mais de uma década, de onde já saírem andebolistas internacionais, antigos alunos da escola. Tem uma parceria recente com a secção de ginástica para actividades extra curriculares, tendo sido apoiado na organização do primeiro sarau de ginástica SCMA, em junho passado. Helena Jalles recebeu o prémio.


PRÉMIOS MÉRITO | FUNDADORES


O Prémio foi entregue pela presidente da AG da SCMA, Carla Câmara. Os Fundadores distinguidos Maria João Ferreira, Alberto Churro e Teresa Madureira estiveram a 16 de outubro de 1986, na reunião que sinaliza a criação da SCMA, numa sala da Igreja paroquial da Amadora.


PRÉMIOS CARREIRA | REFORMADOS


O Prémio foi entregue pelo vice-provedor Luís Brízida e foram distinguidos os trabalhadores reformados da SCMA. Marcaram presença Fernanda Piedade Rodrigues, Odília Lima, Maria José Gomes, Henriqueta Lopes, Alice Ramires das Silva, Maria Domingues Baldé Batista e Lurdes Madureira.


PRÉMIOS CARREIRA | TRABALHADORES COM +20 ANOS DE SCMA


Foram entreges por Carla Câmara a Ana Isabel Vaz, Rui Miguel Almeida, Ilda Ferreiro, Maria dos Anjos Marques, Isabel Lemos, Luís Melo, Maria Joaquina Pombeiro, Romana Semedo, Maria de Fátima Dias, Luís Correia, Maria Jorge, Manuel Girão, Maria de Jesus Lopes e Maria Rodrigues Pinho.


PRÉMIO VOLUNTARIADO


O Prémio foi atribuído a Armando Almeida e foi entregue pelo mesário Nuno Arroja. É conhecido pelos nossos utentes como Sr. Armando. É voluntário assíduo desde 1995, ano da inauguração do Lar da Sagrada Família.


PRÉMIO PERSONALIDADE | JOSÉ SILVA PENEDA


O Prémio foi entregue por Maria João Ferreira, fundadora. Era ministro da Segurança Social nos primeiros anos (1987-1993) de instalação da SCMA e inaugurou vários dos nossos primeiros equipamentos, nomeadamente o Centro de dia da Quinta das Torres, a primeira valência, o Centro S. Francisco na Cova da Moura e o Centro Sta Clara no Zambujal. Foi presidente do Conselho Económico e Social. É atualmente presidente da AG da União das Misericórdias Portuguesas.


PRÉMIO AGRADECIMENTO | ACADEMIA MILITAR


O Prémio foi entregue pelo provedor Constantino Pinto. A Academia Militar tem sido um importante parceiro da SCMA, as nossas festas de Natal e final de ano ganharam outra dimensão nesta mesma sala. Agradecemos a disponibilidade e o apoio dado também à organização desta Gala. Recebeu o prémio o comandante da Academia Militar, Major-General João Vieira Borges.


PRÉMIO PARCERIA CMA


O Prémio foi entregue pelo provedor Constantino Pinto. Sem comparações com todos os outros, é compreensível que se diga que a CMA é “o” parceiro da SCMA. Não seria possível o crescimento da SCMA sem “o” parceiro CMA. E o crescimento da SCMA não significa outra coisa senão a garantia do apoio social, chegar a quem mais precisa, em muitas áreas, como educação, saúde, terceira idade, intervenção social. A presidente da CMA, Carla Tavares, recebeu o prémio.


PRÉMIO EXCELÊNCIA | COLETIVO DE TRABALHADORES DA SCMA


O Prémio foi entregue pelo provedor, simbolicamente, ao Diretor-geral Manuel Girão.


FINAL DE FESTA COM HUMOR, MÚSICA E BOLO DE ANIVERSÁRIO


O final da Gala teve ainda a participação do humorista Pedro Luzindro e da banda The Lucky Duckies, antes do apagar das velas e do cântico de parabéns à Santa Casa da Misericórdia da Amadora.





MISSA SOLENE | 30ºANIVERSÁRIO SCMA

CERIMÓNIA TRANSMITIDA EM DIRETO PELA TVI

VÍDEO DA CELEBRAÇÃO

MENSAGEM DO PROVEDOR NO INICIO DA CELEBRAÇÃO


"Temos um papel importante a desempenhar na sociedade, concretamente na cidade onde vivemos".

"Esta celebração eucarística tem também o intuito de assinalar o 30º aniversário da Misericórdia da Amadora. Uma celebração de Acção de Graças, para agradecer ao Pai a obra feita, a disponibilidade de todos aqueles que contribuíram para a construção desta instituição, e para, ao mesmo tempo, pedir que o futuro seja a continuidade em relação ao que conseguimos fazer até hoje. As necessidades do concelho onde vivemos são crescentes e nós temos um papel importante a desempenhar na sociedade, mais concretamente na cidade da Amadora, onde vivemos. Queremos agradecer a todas as pessoas que deram o seu melhor na vida desta instituição, desde o seu fundador [Luís Madureira, primeiro provedor], aos outros provedores, mesas administrativas e todas equipas que nas diferentes valências foram encontrando respostas para as necessidades, e pedir que no futuro tenhamos a capacidade e a luz do Espírito Santo para prosseguir com o verdadeiro e genuíno espírito de serviço que tem pautado a nossa conduta"
(Alocução introdutória do Provedor Constantino Pinto, na missa comemorativa do 30º aniversário da fundação da Santa Casa da Misericórdia da Amadora)



HOMILÍA DO PADRE CARLOS


"Que ninguém se sinta sozinho!"

"É para nós um momento importante, um momento de luz. Hoje damos Acção de Graças pela Santa Casa da Misericórdia da Amadora. E também somos convidados a colocar sobre o Altar - Jesus Cristo - aquilo que é a nossa vida. (...) A nossa grande preocupação como cristãos e pessoas é que Deus olhe para nós. Porque quando se fala de Misericórdia, a preocupação é que Deus olhe para mim. (...) O amor só existe quando há simplicidade, (...) dá-nos a capacidade de ver o que é importante. (...) É na grandeza do amor que está a grandeza da pessoa. (...) Jesus diz-nos que vale a pena ser pessoa, mas a pessoa só se sente, só é gente se não se sentir sozinha. (...) E com a SCMA ninguém se sente sozinho. A solidão pode resultar de muitas coisas - a dimensão social ou económica, o preconceito. A pessoa pode estar muito acompanhada e sentir-se só. (...) Mas nós acreditamos que Deus faz parte da nossa vida e a partir desse momento não nos sentimos sozinhos. Dar Graças a Deus por 30 anos de vida da instituição, de missão, é muito importante - com certeza que serão muitos mais - porque a SCMA tem esta preocupação: que ninguém se sinta sozinho. E através das suas várias valências, das pessoas que colocam a sua vida ao serviço desta causa, a SCMA consegue fazer isto. Temos motivos para estarmos contentes, porque vemos que há missão, há serviço e preocupação com a comunidade. Que ninguém se sinta sozinho!"
(Excerto da homilia de Pe Carlos Matos, membro da Irmandade, na missa comemorativa do 30º aniversário da Santa Casa da Misericórdia da Amadora)



Agenda

Data Evento Local
16 Dezembro Jantar de Natal da Instituição Escola Luís Madureira
16, 17 e 18 de Dezembro Festas de Natal da Instituição -
22 Dezembro Lançamento da Revista Ser Misericórdia -
22 Dezembro Missa e Jantar de Natal da Irmandade Igreja Nª Srª das Misericórdias
22 Dezembro Encerramento das Comemorações dos 30 anos SCMA -