RSI

Quem somos?

A Equipa de Rendimento Social de Inserção (RSI) nasce de um Protocolo externo com o ISS,IP, celebrado em 2007, para acompanhamento Psicossocial de 450 Famílias Beneficiárias da Medida de Rendimento Social de Inserção, e tem como zonas de intervenção as Freguesias da Mina de Água, Venteira e Falagueira-Venda Nova, no Concelho da Amadora.

A Equipa é constituída por 7 Técnicos Gestores de Processos (TGP) e 9 Ajudantes de Ação Direta (AAD).

Os objetivos estabelecidos pela Equipa têm em vista a prossecução dos Valores considerados fundamentais para a realização de um trabalho eficaz e de qualidade, conforme se pode verificar no diagrama abaixo representado:

O que fazemos?

A Equipa RSI dinamiza, de forma integrada e consistente, uma intervenção que assenta em dinâmicas concertadas que fomentam oportunidades de inserção adequadas às necessidades sociais diagnosticadas no âmbito da negociação dos Contratos de Inserção dos beneficiários de RSI e que visem a autonomização dos mesmos.

Para tal, incide em várias áreas de intervenção (Educação, Formação, Cidadania, Habitação, Saúde e Emprego), nas quais é imprescindível um diagnóstico de necessidades. As áreas apresentadas são trabalhadas, quer numa perspetiva individual (Equipa e Famílias) quer numa perspetiva grupal e com a colaboração de Estagiários, Pares, Parceiros e Voluntários na dinamização de várias atividades em diversas áreas de intervenção, entre as quais:
• Cidadania - através dos Programas de Atividades Ludopedagógicas;
• Formação, Educação e Saúde - através do Programa de Formações;
• Emprego - através do Programa RSIclar Dá Trabalho! e do Programa Procuras de Emprego em Grupo.

Onde estamos?

A Equipa RSI está sediada no Campus Social, que funciona no espaço duma antiga Escola, disponibilizado pela Autarquia. Este, é um espaço de porta aberta à Comunidade, com enfoque em cidadãos em transição duma situação de vulnerabilidade socioeconómica rumo à capacitação e autonomização.

O Campus Social é um espaço de experimentação, aprendizagem e desenvolvimento de Projetos, Ferramentas e Instrumentos de Aprendizagem, sempre numa lógica de construção-desconstrução-nova construção, cujo enfoque seja o indivíduo, em transição de uma situação de vulnerabilidade para uma situação de autonomia social, educacional e económica.

As Parcerias terão lugar de destaque, funcionando o Espaço como incubadora de Parceiros, no qual, para além das Atividades protocoladas com a SCMA a serem dinamizadas junto de Público Vulnerável, terão o seu próprio espaço de intervenção individualizada, conferindo-lhes escala de Intervenção e prestando Serviços à Comunidade, à medida das suas necessidades.

Av. Marquês de Pombal, 42 traseiras – Mina de Água
2700-571 Amadora