Aprender & Brincar
Santa Casa da Misericórdia da Amadora


Missão
Ensinar com gosto, Acolher com alegria, Brincar com energia.
Objetivos
A Santa Casa da Misericórdia da Amadora criou o Programa Aprender & Brincar (A&B) para apoio das famílias que, em alguns casos, sendo economicamente desfavorecidas, contam inteiramente com o suporte dado por este Programa aos seus filhos, mantendo-os em guarda no equipamento escolar, em horários compatíveis com horários de trabalho dos seus Encarregados de Educação.
O A&B surgiu no ano letivo de 2002 | 2003, através de um protocolo estabelecido entre a Santa Casa da Misericórdia da Amadora e a Câmara Municipal da Amadora, com o objetivo de apoiar as escolas e as famílias, durante os horários não letivos dos alunos. Em simultâneo com a atividade das Componentes de Apoio à Família (CAF), passou-se a incorporar o modelo de Escola a Tempo Inteiro, nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
Desde então, que a lógica de intervenção do A&B consiste em planear bem para ganhar tempo e qualidade. Isto implica identificar os objetivos que se consideram realistas e prioritários. A gestão e o planeamento das atividades respondem a questões fundamentais dos diferentes públicos em que enquadra. Neste sentido, a ação (o quê, como), a calendarização (quando), os recursos (com quê) e os públicos-alvo (quem), constituem uma maneira útil de planear atividades, estabelecendo um "modelo de ação" diferenciado em cada centro de CAF, porque se privilegia a diversidade dos públicos que abrange.
Pode-se designar este "Modelo de Ação" como uma "Comunidade de Prática", modelo incorporado para fazer face à sua dispersão pelo Concelho da Amadora e a diferenciação social inerente às várias escolas e jardins-de-infância da rede pública onde está implementado, que apesar de criadas diferentes níveis de intervenção e de organização, estão em alinhamento estratégico com uma prática uniforme de gestão e planeamento.
Equipamentos Escolares
Agrupamento | Equipamento | JI | 1ºC | JUV | Total |
---|---|---|---|---|---|
Pioneiro da Aviação Portuguesa | CAF EB1 JI Vasco Martins Rebolo | 34 | 63 | 97 | |
CAF EB1 Gago Coutinho | 56 | 56 | |||
Espaço Juvenil Roque Gameiro | 16 | 63 | 79 | ||
Cardoso Lopes | CAF EB1 JI Aprígio Gomes | 72 | 198 | 270 | |
CAF EB1 JI da Mina | 38 | 78 | 116 | ||
CAF JI Cerrado da Bica | 52 | 52 | |||
Espaço Juvenil Cardoso Lopes | 58 | 58 | |||
Cardoso Pires | CAF EB1 JI A-da-Beja | 51 | 51 | ||
Miguel Torga | CAF EB1 Ricardo Alberty | 29 | 43 | 72 | |
CAF JI de S. Brás | 69 | 69 | |||
Almeida Garrett | CAF EB1 JI Alto do Moinho | 31 | 37 | 68 | |
CAF EB1 JI de Alfragide | 22 | 95 | 117 | ||
CAF EB1 JI da Quinta Grande | 44 | 124 | 168 | ||
Espaço Juvenil Almeida Garrett | 23 | 23 | |||
373 | 779 | 144 | 1296 |
Informação Geral
O Aprender & Brincar da SCMA tem uma equipa operacional constituída por 82 técnicos.
Uma estrutura de recursos humanos que trabalha de forma direta com 109 Professores do Ensino Básico e Educadores de Infância.
Desde a sua origem e até ao presente ano letivo é de realçar uma evolução manifestamente positiva e sustentada no trabalho de missão de serviço às Famílias e Comunidade Escolar, procurando ir ao encontro das suas necessidades (profissionais) e expetativas (sucesso escolar), desenvolvendo uma oferta educativa flexível e diversificada.
Eixos de Intervenção do Aprender & Brincar
. I   |   Componente de Apoio à Família - ATL de Jardim de Infância e 1º Ciclo;
. II   |   Componente de Apoio à Família - ATL Juvenil;
. III   |   Atividades de Enriquecimento Curricular - Expressões e Movimento;
. IV   |   Oferta Educativa Extra.
Documentos e Regulamentos
. JARDIM DE INFÂNCIA
. 1º CICLO
. 2º e 3º CICLOS
Contactos
PROGRAMA APRENDER & BRINCARDireção: André Santos
Estrada da Portela - Quinta das Torres - 2610-143 Amadora
Tel: 214 722 200
E-Mail: andresantos@misericordia-amadora.pt
Media e Redes Digitais
. Canal Facebook Aprender & Brincar
Renovações de Matrículas 2022-2023
Período de Renovações:
De 10 a 27 de maio 2022 através deste formulário);
FORMULÁRIO DE RENOVAÇÃO de MATRÍCULA