Aprender & Brincar

Santa Casa da Misericórdia da Amadora

Missão

Ensinar com gosto, Acolher com alegria, Brincar com energia.


Objetivos

A Santa Casa da Misericórdia da Amadora criou o Programa Aprender & Brincar (A&B) para apoio das famílias que, em alguns casos, sendo economicamente desfavorecidas, contam inteiramente com o suporte dado por este Programa aos seus filhos, mantendo-os em guarda no equipamento escolar, em horários compatíveis com horários de trabalho dos seues Encarregados de Educação.

O A&B surgiu no ano letivo de 2002 | 2003, através de um protocolo estabelecido entre a Santa Casa da Misericórdia da Amadora e a Câmara Municipal da Amadora, com o objetivo de apoiar as escolas e as famílias, durante os horários não letivos dos alunos. Em simultâneo com a atividade das Componentes de Apoio à Família (CAF), passou-se a incorporar o modelo de Escola a Tempo Inteiro, nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

Desde então, que a lógica de intervenção do A&B consiste em planear bem para ganhar tempo e qualidade. Isto implica identificar os objetivos que se consideram realistas e prioritários. A gestão e o planeamento das atividades respondem a questões fundamentais dos diferentes públicos em que enquadra. Neste sentido, a ação (o quê, como), a calendarização (quando), os recursos (com quê) e os públicos-alvo (quem), constituem uma maneira útil de planear atividades, estabelecendo um "modelo de ação" diferenciado em cada centro de CAF, porque se privilegia a diversidade dos públicos que abrange.

Pode-se designar este "Modelo de Ação" como uma "Comunidade de Prática", modelo incorporado para fazer face à sua dispersão pelo Concelho da Amadora e a diferenciação social inerente às várias escolas e jardins-de-infância da rede pública onde está implementado, que apesar de criadas diferentes níveis de intervenção e de organização, estão em alinhamento estratégico com uma prática uniforme de gestão e planeamento.


Equipamentos Escolares

Agrupamento Equipamento JI 1ºC JUV Total
Pioneiro da Aviação Portuguesa CAF EB1 JI Vasco Martins Rebolo 35 74 109
CAF EB1 Gago Coutinho 64 64
CAF Juvenil Roque Gameiro 88 88
Cardoso Lopes CAF EB1 JI Aprígio Gomes 58 184 242
CAF EB1 JI da Mina 32 78 110
CAF JI Cerrado da Bica 42 42
CAF Juvenil Cardoso Lopes 66 66
Cardoso Pires CAF EB1 JI A-da-Beja 38 38
Miguel Torga CAF EB1 Ricardo Alberty 44 44
CAF JI de S. Brás 64 64
Almeida Garrett CAF EB1 JI Alto do Moinho 33 20 53
CAF EB1 JI de Alfragide 18 85 103
CAF EB1 JI da Quinta Grande 49 142 191
CAF Juvenil Almeida Garrett 35 35
369 691 189 1249

Informação Geral

O Aprender & Brincar da SCMA tem uma equipa operacional constituída por 61 técnicos.
Uma estrutura de recursos humanos que trabalha de forma direta com 92 Professores do Ensino Básico e Educadores de Infância.
Desde a sua origem e até ao presente ano letivo é de realçar uma evolução manifestamente positiva e sustentada no trabalho de missão de serviço às Famílias e Comunidade Escolar, procurando ir ao encontro das suas necessidades (profissionais) e expetativas (sucesso escolar), desenvolvendo uma oferta educativa flexível e diversificada.
Coordenação | André Santos


Eixos de Intervenção do Aprender & Brincar

. I   |   Componente de Apoio à Família - ATL de Jardim de Infância e 1º Ciclo;
. II   |   Componente de Apoio à Família - ATL Juvenil;
. III   |   Atividades de Enriquecimento Curricular - Expressões;
. IV   |   Oferta Educativa Extra.


Matrículas

NOVAS MATRÍCULAS (a partir de 15 de julho)



RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS (a partir de 5 de junho)


Documentos

. Regulamento CAF's Jardim de Infância e 1ºCiclo


Apresentações

. Brochura Aprender & Brincar


Media e Redes Digitais


. Canal Facebook Aprender & Brincar