Notícias

Janeiro 2019

TEMA DO ANO SCMA 2019




“Nenhum ser humano pode viver sem perspetivas de futuro, sem esperança. No contexto em que vivemos, há uma necessidade ainda maior de esperança, que torne possível dar sentido à vida, dar sentido à história e ser luz para o caminhar em comunidade.”

Recriar a Esperança ambiciona ser o denominador comum e a força de união para uma instituição como a Santa Casa da Misericórdia da Amadora, que tem como objetivo… ‘Bem Servir’.
Pretende consolidar e fazer crescer todos aqueles que na Misericórdia da Amadora se reconhecem numa mesma esperança e que a cultivam. Esperando juntos, tornar-se-ão num mesmo corpo. A constante procura pelo Reinventar Comunidade, repensando interações sociais e agindo em solidariedade, faz de nós instrumentos de misericórdia que pretendem abandonar ‘esquemas e estruturas antigas’, e Recriar a Esperança por caminhos ‘ousados e criativos’.


INICIATIVAS

CIMEIRA LOCAL na AMADORA


A Santa Casa da Misericórdia da Amadora, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, organiza no dia 29 de Março de 2019 uma jornada de reflexão sobre o papel dos cidadãos e das instituições no presente e no futuro da(s) cidade(s).
Movidos pelo tema anual de 2018 da SCMA, Reinventar a Comunidade, pretendemos proporcionar um dia de encontro com pensadores das diversas dimensões da vida e da convivência social, com painéis que conjugam olhares e experiências díspares, ajudando os participantes a localizarem-se no tempo e no espaço para perspectivarem as melhores políticas e opções nas respectivas áreas.
Esta jornada, a que damos o nome de Cimeira Local – Reinventar a Comunidade, é de porta aberta esperando-se que a assistência seja composta também por gente ligada a instituições e movimentos sociais, procurando-se uma abordagem alargada e prospetiva.


ESCOLA LUÍS MADUREIRA - Pais dos alunos fazem teatro de Natal para os filhos




No dia 7 de janeiro de 2019 um grupo alargado de pais da Escola Luís Madureira elaborou e produziu um teatro de Natal para os alunos da nossa valência.
Com o título:"Escola da Magia e dos Sonhos" a atuação destes intérpretes 'especiais', serviu para cimentar os valores que o Natal traz às nossas famílias e recordar que esse espírito deve permanecer nas relações da comunidade educativa da nossa escola.
No final da atuação, a diretora da Escola, Drª Isabel de Lemos, felicitou esta iniciativa, lembrando a bondade e entrega dos pais em executar e realizar este teatro para todos alunos da ELM.



GRIIS e SAD - Moinhos de Boa Vontade


As Ajudantes Familiares do Serviço Apoio Domiciliário dos Moinhos da Funcheira quiseram dinamizar o Projeto Moinhos de Boa Vontade, que consiste na disponibilização de 1hr/semana do seu tempo livre semanal para visitarem Seniores que acompanham e com eles conviverem, numa dimensão mais informal, conversando, passeando, confecionando e tomando pequenas refeições em conjunto.


CENTRO DIA RAINHA SANTA ISABEL - Dia de Reis e Ida ao Cinema


No passado dia 7 de janeiro os utentes do nosso Centro de Dia celebraram a Festa dos Reis com muita alegria e diversão... que se estendeu no dia 9 de janeiro com uma ida ao cinema, para assitirem ao filme 'Parque Mayer'


CLDS 3G Consigo - BootCamp


No dia 30 de janeiro o CLDS 3G Consigo realizou mais um BootCamp, com lotação esgotada, no Pavilhão Desportivo da Escola Mães D'Água. Com o intuito de pontenciar na comunidade educativa o desporto, a inovação, a criatividade e o empreendedorismo, esta ação foi bastante participada por toda a comunidade estudantil.