Notícias

Maio-Junho 2019

DIA DA INSTITUIÇÃO

RECRIAR A ESPERANÇA






No passado dia 22 junho celebrámos o Dia da Instituição SCMA na Escola Luís Madureira.
O dia foi repleto de iniciativas como a Festa da Escola Luís Madureira para as famílias dos alunos, com arraial e sardinhada, os insufláveis para as crianças e o torneio de andebol num espaço perfeito para se estar em família.
Na parte da tarde recebemos os utentes e famílias de outras valências da SCMA para participarem nas atividades.
Workshops de Ioga, Prova de Vinhos e Desafios da Paternidade Positiva foram as propostas para o pós almoço, todos eles com muita participação.
No espaço mais lúdico tivemos Zumba, as Batucadeirasdo Zambujal, o DJ Sunset e o artista Carlos Garcia que animaram todo o nosso espaço de arraial.
Este dia foi também de encontro entre os nossos funcionários que graças à sua generosidade e volutarismo foi possível organizar esta Festa do Dia da Instituição SCMA.


1.º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO SCMA

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR






«A Importância do Brincar» foi o mote que reuniu uma centena de profissionais das valências infantis e da educação da Misericórdia da Amadora no passado dia 25 de maio.
Este encontro formativo contou com a presença de 4 oradores de referência que enquadraram na sua área de atividade os desafios do tema deste encontro:
. Dora Castelo - Educadora de Infância com especialização em crianças com Necessidades Educativas Especiais;
. José Miguel Oliveira - Psicólogo e Formador há 20 anos na área comportamental;
. Carlos Neto - Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana;
. Pe. Carlos Azevedo - Capelão do Hospital D. Estefânia.
A moderação das apresentações esteve a cargo do Coordenador de Inovação Social - Adriano Fernandes, que conduziu a sessões de perguntas aos oradores por parte do público.
O acolhimento deste evento foi efetuado pelo nosso Provedor Dr. Constantino Pinto e a Sessão de Encerramento foi feita pela Drª Isabel Rodrigues - Mesária com a área da Educação na SCMA.
No final houve ainda lugar à atuação do grupo à capela The Spell, que realizou um medley de músicas infantis com muita originalidade.


INICIATIVAS

SEMANA DA JUVENTUDE - 24 A 28 DE JUNHO


Foram 48 crianças e jovens envolvidos na 3.ª Edição da Semana da Juventude que tiveram a oportunidade de participar numa oferta diversificada de atividades e experiências, com o objetivo de promover a ocupação dos tempos livres e a inclusão social. O público-alvo desta intervenção foram residentes das comunidades do Casal do Silva, da Quinta da Lage, da Venda Nova e da Falagueira, Esta edição foi apropriada pela rede de parceiros que desejaram cooperar e colaborar na sua organização, concretizando-se numa intervenção social integrada, na rentabilização dos recursos da comunidade local. É mais um “produto” de intervenção, inclusão e inovação social com patente CLDS 3G Consigo SCMA. "Pelas Pessoas. Junto das Comunidades.”


APRENDER & BRINCAR - Na Festa da EB23 Almeida Garret


A EB23 Almeida Garret quis acabar o ano em grande, como forma de comemorar mais um ano letivo cheio de aprendizagens. Na festa, houve um espetáculo com a final da Mostra de Talentos, o Grupo de Percussão da AFID, a Orquestra Geração, o Grupo Danças e Cantares Alto do Moinho. A CAF do Aprender & Brincar desta escola, participou na mostra de Instituições, dando a conhecer a SCMA e os seu projetos de voluntariado e intergeracionalidade.


ESCOLA LUÍS MADUREIRA - Eucaristia Final de Ano


No Dia de Santo António 13 de junho, a Escola Luís Madureira celebra a Eucaristia de Final de Ano Letivo com todos os seus alunos, professores e ajudantes de ação educativa.


ESCOLA LUÍS MADUREIRA - Dia de Aulas ao Ar Livre 1ºCiclo


No dia 23 de maio, aceitando o desafio “Dia de Aulas ao Ar Livre”, liderado pelo Movimento Bloom, em parceria com a Associação Nacional de Professores, os alunos do 1ºCiclo da Escola Luís Madureira deram "vida" ao Anfiteatro Keil do Amaral concretizando diferentes "missões" presentes num “kit de explorador”. Brincar ao ar livre foi, neste dia, uma promoção do bem-estar global das crianças. O tempo dedicado no exterior dentro do horário escolar mostrou-se uma iniciativa divertida que os alunos, professores e auxiliares de educação aproveitaram ao máximo.


SANTOS POPULARES NA MISERICÓRDIA DA AMADORA





Ao longo do mês de junho todas as nossas Respostas Sociais e Valências proporcionaram alegria e animação aos seus utentes e colaboradores com os Arraiais dos Santos Populares e Sardinhadas. Fica aqui esse registo fotográfico


UCCI SAGRADA FAMÍLIA - Grupo de Ajuda Mútua (GAM)


O Grupo de Ajuda Mútua (GAM), dinamizado desde o ano 2013 com uma periodicidade mensal (nas primeiras 4ªfeiras de cada mês), conta em média com a participação de 6 a 10 cuidadores informais. Trata-se de uma atividade que tem como objetivo promover o apoio informal, permitindo prestar apoio psicossocial, emocional e de entreajuda aos familiares dos utentes da UCCI Sagrada Família. No espaço onde decorre o GAM, cada cuidador informal pode partilhar pensamentos, sentimentos, experiências de vida, ideias, opiniões, medos e angustias num ambiente seguro, confidencial e de proximidade, com o intuito de reforçar as interações sociais, promover a autoestima e a autoconfiança, estabelecendo relações de suporte positivas, salientando-se a redução do sentimento de isolamento e solidão. O grupo é moderado e organizado por um profissional da área social, tendo como função servir de facilitador no processo comunicacional. No mês de maio, esta ação decorreu no dia 8 e contou com a participação de 7 cuidadores informais de doentes internados na UCCISF e foi dinamizado através do visionamento de um vídeo sobre “Sentimentos e Emoções do Cuidador”, seguindo-se um momento aberto de partilha de sentimentos entre os presentes sobre o ato de cuidar.


UCCI SAGRADA FAMÍLIA - Dia Internacional da Família


Este dia é celebrado anualmente a 15 de maio. Para assinalar esta data comemorativa, a UCCI Sagrada Família, contou com a colaboração da ARPIB (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Buraca) para a dinamização de um Torneio de Boccia entre familiares e utentes da UCCISF e a ARPIB. Esta atividade permitiu aos utentes, familiares, colaboradores e aos representantes da ARPIB fortalecer os laços familiares e celebrar os afetos e sentimentos que nos definem enquanto indivíduos e cidadãos.


PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA A PÉ da SCMA


Nos dias 10, 11 e 12 um grupo de colaboradores, irmãos e familiares de utentes da nossa instituição fez a Peregrinação a Fátima a pé em conjunto com irmãos da Paróquia da Amadora. Foram 3 dias intensos de peregrinação até ao Santuário Mariano, culminando na procissão das velas de dia 12 à noite na Cova da Iria.


FORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO EM 'COMBATE A INCÊNDIOS' EM EDIFÍCIOS


Dando continuidade à formação em procedimentos de Segurança e Emergência realizadas em todas as nossas valências, tivemos no dia 8 de maio, na Escola Nacional de Bombeiros, uma ação de Formação e Sensibilização em 'Combate a Incêndios e Evacuação de Edifícios' dirigida a coordenadores e responsáveis da Misericórdia da Amadora.