Notícias

Março-Abril 2019

CIMEIRA LOCAL

REINVENTAR COMUNIDADE






«Levar daqui uma semente que nos permita atuar, e atuar em defesa do outro, porque é com o outro que fazemos Comunidade», foi com esta afirmação que o Provedor da SCMA, Dr. Constantino Pinto, abriu a sessão da abertura da Cimeira Local e deu o mote para o arranque desta jornada de reflexão.
A Cimeira Local organizada pela Misericórdia da Amadora, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora, aconteceu no dia 29 de março de 2019 - um amplo encontro de partilha de pensamentos e reflexões sobre o papel dos cidadãos e das instituições no presente e no futuro da cidade da Amadora.
A Presidente do Município, Carla Tavares, no início da cimeira, acolheu e agradeceu a todos pela presença e vontade em projetar um futuro melhor para a cidade da Amadora.

As temáticas em torno do tema ‘Reinventar Comunidade’ foram divididas por 4 mesas, com os seguintes intervenientes:
MESA I - Educação, Cultura e Desporto
Oradores: João Costa (Sec. Estado); Francisco José Viegas; Juliana Sousa; José Lagoas;
Moderador: Joaquim Franco

MESA II - Mobilidade e Qualidade Vida
Oradores: Francisco Ferreira; Sérgio Pinheiro; Ana Chão;
Moderador: Carla Castelo

MESA III – Cidadania, Solidariedade e Trabalho
Oradores: Pedro Mota Soares; Catarina Marcelino; Miguel Coelho; Isalina Monteiro;
Moderador: Manuel Girão

MESA IV – Envelhecimento, Participação e Corresponsabilidade
Oradores: Pe. Vítor Melícias; M.ª João Quintela; Jordi Jimenez; Adriano Fernandes;
Moderador: Ribeiro Cristóvão

Durante as pausas para café, os participantes tiveram oportunidade para networking e partilha individual.
No final da manhã, teve lugar a apresentação "A Avó veio Trabalhar!" pela Designer Social Susana António e duas avós, que vieram falar-nos de um projeto social, para a 3.ª e 4.ª idades, amplamente meritório e inclusivo. A finalizar a Cimeira Local, Luís Gonzaga, Sketchnoter e Coach, apresentou o resumo do dia e dos conteúdos de cada mesa em Sketchnote. Para concluir, convidámos os atores Pedro Luzindro e Margarida Antunes que nos presentearam com um momento humorístico, intitulado 'Quando o humor redesenha a Comunidade!'


INICIATIVAS

1.º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO SCMA


A propósito de uma das principais áreas de atuação da Misericórdia da Amadora - a Educação - irá realizar-se o 1.º Encontro dirigido a todos os profissionais da Instituição e entidades parceiras e externas, subordinado ao tema | «A Importância do Brincar». O encontro realizar-se-á no nosso Auditório do Centro de Dia Rainha Santa Isabel no próximo dia 25 de maio.


SEMANA SANTA e PÁSCOA na SCMA


A Semana Santa na Misericórdia da Amadora é sempre vivida como um tempo forte e profundo em todas as nossas valências. Este ano não foi exceção. Começou com a Via Sacra, no último dia do 2.º Período, na Escola Luís Madureira, tendo a sua conclusão na Visita Pascal efetuada pelo Provedor Dr. Constantino Pinto, o mesário Nuno Arroja e a Presidente da Assembleia Geral da Irmandade da SCMA, Drª Carla Câmara. A par deste ambiente celebrativo, pudemos acompanhar, nos nossos canais digitais, as leituras bíblicas de cada dia da Semana Santa.


VOLUNTARIADO - 1.º Encontro do Programa 'Dar é Fazer Encontro'


O nosso programa de Voluntariado 'Dar é Fazer Encontro' arrancou formalmente no passado dia 5 de abril. No Centro de Dia Rainha Santa Isabel reunimos os nossos tutores (responsáveis de valência) e voluntários (novos e antigos). Caberá aos primeiros a missão de tutorear/coordenar o trabalho/formação/evolução dos nossos voluntários em cada resposta social.


LAR SANTO ANTÓNIO - Mr. John


No Lar de Santo António acolhemos há algum tempo uma pessoa muito especial.
Cineasta e Professor de Inglês de profissão, John Patrick, nasceu no Canadá e vive há 30 anos em Portugal.
Ganhou uma nova vida na nossa instituição, ao voluntariar-se para ensinar Inglês às nossas crianças do Jardim de Infância da Escola Luís Madureira, papel que assume com muita seriedade e entrega. Esta dinâmica, todas as semanas, traduz-se numa atividade intergeracional de grande riqueza para toda a Comunidade Educativa envolvida, em especial as crianças.


LAR SAGRADA FAMÍLIA - Atividades


O Lar da Sagrada Família teve, ao longo deste período, várias atividades relevantes, que muito animaram os seus utentes: celebração do Dia Internacional da Mulher, visita à Quinta Pedagógica nos Olivais, confeção de bolos e ginástica. Algumas destas atividades acontecem em interação com as crianças do Centro São Francisco de Assis.


ESCOLA LUÍS MADUREIRA - Semana da Cultura e Desporto


A XV Semana da Cultura e Desporto da Escola Luís Madureira realizou-se mais uma vez com inúmeras atividades e caras conhecidas nestas áreas.
A cantora Marta Pinto veio contar a sua experiência no programa 'The Voice' e prendeu a atenção do público.
Ao longo de toda a semana realizaram-se diversos torneios das modalidades de futebol, judo, andebol e voleibol.
O ponto alto foi a demonstração de dança por um par de bailarinos profissionais e o já célebre Sarau de Ginástica Acrobática.


SAÚDE - Formação em Feridas


Ao longo dos meses de março e abril, realizou-se no Auditório Rainha Santa Isabel o Ciclo de Formação sobre feridas e Cicatrização, uma parceria entra a SCMA e a CONVATEC, que contou com intervenientes na área da Saúde e foi dividida em 3 módulos de formação:
1- Da ferida à cicatrização.
2- Infeção na ferida crónica.
3- Gestão do exsudado.
Estiveram presentes, nas 3 sessões, cerca de 250 profissionais da Misericórdia da Amadora e de diferentes instituições parceiras.


CARNAVAIS NA MISERICÓRDIA DA AMADORA





Ao longo deste Carnaval tardio, todas as nossas Respostas Sociais e Valências proporcionaram alegria e animação aos seus utentes e familiares, contando com a participação especial dos nossos colaboradores.