Notícias

Dezembro 2019

DESTAQUES



MISERICÓRDIA DA AMADORA - Eleição dos Órgãos Sociais


No passado dia 12 de dezembro, a Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia elegeu os Órgãos Sociais para o quadriénio 2020-2023.

MESA ADMINISTRATIVA

  • Constantino Fragoso Pinto - Provedor
  • Luís Brízida - Vice Provedor
  • Miguel Vieira - Tesoureiro
  • Joaquim Franco - Secretário
  • Isabel Rodrigues - Vogal
  • Nuno Côrte-Real - Vogal
  • Nuno Arroja - Vogal

MESA ASSEMBLEIA GERAL

  • Carla Câmara - Presidente
  • António Neves
  • Maria Leonor Matos

DEFINITÓRIO (Conselho Fiscal)

  • Carlos Sampaio - Presidente
  • João Pagou
  • Augusto Vieira

ASSEMBLEIA GERAL - Plano de Atividades 2020


A Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia esteve reunida no dia 27 de novembro a analisar o Plano de Atividades para 2020, apresentado pela Mesa Administrativa na pessoa do nosso provedor Dr. Constantino Pinto.
Os investimentos da Misericórdia da Amadora previstos para o ano 2020 em novas Respostas Sociais e na requalificação de existentes serão de cerca de 1.150.000€, com os seguintes em destaque:
. A nova Creche Luís Madureira;
. O Licenciamento do Lar da Sagrada Família;
. O Aumento da capacidade da Unidade Residencial Aristides Sousa Mendes;
. A Requalificação do Centro Santa Clara de Assis;
. A Instalação do Painéis Fotovoltaicos na Quinta das Torres;
. A Aquisição de um MiniBus.
No decorrer da mesma assembleia houve lugar à homenagem dos irmãos António e Margarida Neves pelos 25 anos de dedicação à Irmandade da SCMA.


VOLUNTARIADO SCMA - 2.º Encontro


O mote para o 2.º Encontro de Partilha e Celebração de Voluntários e Tutores foi 'Dar é Fazer Encontro' - designação do Programa de Voluntariado da SCMA.
Voltámos a juntar 26 Pessoas comprometidas, 14 Voluntários e 12 Tutores num encontro que teve a participação ativa, emotiva e inspiradora de Joana Paço, através da partilha O melhor de Mim - Uma Experiência de Essência; e do Francisco Mendes, O melhor de Mim - Uma Experiência de Alma.
A estes momentos juntámos dinâmica inicial de 'Fazer Encontro no Abraço Forte', e a entrega de diplomas que o Banco Local de Voluntariado da Amadora, da responsabilidade do Município da Amadora, faz questão de entregar anualmente, a todos os voluntários do concelho.


NOVOS COLABORADORES - Integração


No âmbito do acolhimento e integração de novos colaboradores da Misericórdia da Amadora, realizámos dia 6 de novembro, no auditório Rainha Santa Isabel, a 1.ªsessão de Acolhimento e Acompanhamento de Novos Colaboradores do ano de 2019.
Procurou-se a interação entre participantes, a revelação da cultura organizacional e aprendizagem da estrutura funcional da SCMA.


AÇÃO SOCIAL



RSI - Atividades de Natal


O Natal no RSI começou no dia 11 de dezembro com o convite da Fundação Luís Figo para assistirmos ao espetáculo de Natal “O Feiticeiro de Oz no Gelo” no Alegro Alfragide. Além do espetáculo não faltaram pipocas, miminhos e muitos sorrisos!
Continuámos no Espírito Natalício e com a colaboração do GABC (Génios & Traquinas) e da Nokia Networks - Portugal proporcionámos uma Festa de Natal a 50 crianças, onde trouxemos a magia de um teatro que entusiasmou os mais novos e que culminou na entrega de presentes a todas as crianças que foram gentilmente doados pelos colaboradores da Nokia.
No dia 19 finalizámos com um Jantar de Natal proporcionado, mais uma vez, pela Residencial Jardim onde contámos com a presença de 80 pessoas.


EDUCAÇÃO


NATAL NA INFÂNCIA DA SCMA


Nas valências da Infância da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, as crianças realizam pequenos trabalhos que ajudam a decorar as respostas sociais e que, num abrir e fechar de olhos, as transformam num ambiente de magia e encantamento.
Por estes dias partilham-se lanches com as famílias, cantam-se canções, ouvem-se pequenos contos, as luzes brilham no presépio e recorda-se o Nascimento de Jesus.
Vive-se um verdadeiro Espírito de Natal.


CRECHE RAINHA D. LEONOR - Festa de Natal

CENTRO SANTA CLARA DE ASSIS - Festa de Natal

ESCOLA LUÍS MADUREIRA - Dia da Festa de Natal





O Dia da Festa de Natal na Escola Luís Madureira foi um carrocel de atividades executadas por toda a Comunidade Educativa.
Cânticos pelos Professores, Presépio Vivo e Apresentação de Danças e Coregrafias dos alunos no âmbito da disciplina de Educação Física,
Teatro de Natal executado pelos Pais dos Alunos, Espetáculo de Magia e Workshops de múltiplas atividades.


ESCOLA LUÍS MADUREIRA - Entrega de Alimentos aos Missionários da Consolata


No dia 6 de novembro, dois alunos de cada turma do Ensino Básico acompanharam o professor Sílvio Sepúlveda, o professor Nuno Morais e a educadora Carla Vieira na entrega dos alimentos recolhidos na campanha que assinalou os dias mundiais da Alimentação e da Erradicação da Pobreza.
Estes alimentos foram entregues aos Missionários da Consolata que os distribuirão por algumas famílias mais necessitadas da comunidade de Alfragide.
A entrega decorreu numa cerimónia simples de agradecimento, celebrada pelo capelão da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, padre António Matias.


APRENDER & BRINCAR - Formação


Seguindo a estratégia de apropriação do propósito da SCMA e da cultura organizacional, procurando “envolver, conhecer e motivar” as equipas dos ATL – CAF, são desenvolvidas reuniões de trabalho mensais com os Responsáveis & Equipas e onde são integradas sessões formativas com dinâmicas de grupos.
A introdução de diferentes estratégias nas dinâmicas de grupo tem alinhado os objetivos propostos através de exercícios de confiança e de conhecimento mútuo, criando um ambiente positivo entre todos os participantes. Desta forma, tivemos já participação da colega Ana Dias, do ATL Juvenil Almeida Garrett que desenvolveu dinâmicas de teambuilding e da professora de Chi Kung, Joana Paço, voluntária da nossa instituição, que dinamizou momentos para energizar o corpo e a mente.


3ª e 4ª IDADE


CENTRO DE DIA RAINHA SANTA ISABEL - Festa de Natal

CENTRO DE DIA CASAL DA MIRA - Circo e Celebração de Natal

LAR SAGRADA FAMÍLIA - Festa de Natal

LAR SANTO ANTÓNIO - Celebração de Natal

UNIDADE RESIDENCIAL ARISTIDES SOUSA MENDES - Festa de Natal



40º CONGRESSO PORTUGUÊS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA


A Misericórdia da Amadora esteve presente no 40º Congresso Português de Geriatria e Gerontologia, a partilhar Modelos de Ação Integrados e Centrados na Pessoa, a convite da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, na pessoa da Dra. Maria João Quintela.
'Uma Viagem ao NORTE de NÓS com a PESSOA por CENTRO' foi o mote da comunicação da SCMA.


MAGUSTO - na Misericórdia da Amadora





O Magusto foi celebrado transversalmente em toda a nossa instituição. Desde os mais pequenitos aos mais idosos, esta tradição da nossa cultura centenária em memória de São Martinho, foi mais uma vez revisitada por todos.


SAÚDE


UCCI Sagrada Família Festa de Natal



QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO - UCCI Sagrada Família


A Direção da UCCI Sagrada Família aplicou um questionário aos seus utentes/ cuidadores para avaliar a satisfação perante os cuidados prestados.
A Missão e a Visão da UCCI Sagrada Família dependem largamente da qualidade dos cuidados, da satisfação manifestada da qualidade de vida proporcionada aos nossos utentes.
Aplicaram-se 30 questionários – 16 em regime de DC e 14 LDM. Os resultados reforçam a continuidade da qualidade dos cuidados e da confiança conquistada junto dos utentes e seus familiares, valorizando o trabalho desenvolvido pela equipa. Assim, congratulamos, toda a equipa pelo seu desempenho e pelos resultados obtidos!
Estes resultados comprometem-nos a perseguir o cumprimento da Missão e da Visão da UCCI. Este é o nosso desafio, esta é a nossa tarefa!


VISITA AO AQUÁRIO VASCO DA GAMA - UCCI Sagrada Família


No âmbito do plano de atividades de animação sociocultural, a UCCI Sagrada Família promoveu mais três passeios aos seus utentes. Estes decorreram nos dias 5, 6 e 7 de novembro ao Aquário Vasco da Gama.
Durante estes três dias, os participantes tiveram oportunidade de conhecer diferentes espécies marinhas e visitar o museu do Aquário, permitindo o convívio entre os mesmos fora do seu contexto diário. Entre o conhecimento e a contemplação, proporcionou-se manhãs diferentes fora da instituição aos 11 utentes, colaboradores da UCCISF e voluntários.