Notícias

Outubro-Novembro 2018

ESCOLA LUÍS MADUREIRA

20 Anos a 'Crescer a Bem Servir'




Este número #6 de Outubro-Novembro de 2018 da nossa newsletter é dedicada à Escola Luís Madureira. No passado dia 10 de setembro celebrámos o 20º Aniversário da abertura da Escola Luís Madureira. O patrono desta escola, Dr. Luís Madureira, foi o primeiro Provedor e fundador da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, tendo sido o principal impulsionador da sua construção e de todo o Complexo Social da Quinta das Torres. Desde o seu início sempre ambicionámos ser referência na educação/crescimento inclusivo no nosso concelho da Amadora, e de quem nos procurou ao longo destes 20 anos. Reunimo-nos em cerimónia de Ação de Graças, presidida pelo nosso Pe. Carlos Matos, seguida de jantar comemorativo, onde homenageámos todos os colaboradores em particular aqueles que estão connosco desde o início da escola. Estendemos aqui os votos de Parabéns a todos os seus atuais e antigos alunos, professores, pessoal auxiliar e familiares.

NOTÍCIAS | INICIATIVAS

LAR SANTO ANTÓNIO TEM NOVO 'RESTAURANTE'




O Lar de Santo António renovou um dos seus refeitórios e deu-lhe uma caracterização de Restaurante. O 'Cantinho de Santo António' é um restaurante muito especial, pois acolhe os nossos utentes como um lugar de refeições em tudo semelhante a um estabelecimento comercial do género. O melhor é a sensação que cada utente tem, ao novo ambiente de restauração neste novo espaço renovado.


DIA DO CUIDADOR NA UCCI SAGRADA FAMÍLIA





No passado dia 5 de novembro celebrámos o Dia do Cuidador e também o Dia de São Martinho na nossa Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Sagrada Família. Aliar a valorização do papel do Cuidador em ambiente celebrativo de um Santo que é inspiração para quem cuida e apoia.


32ºANIVERSÁRIO DA MISERICÓRDIA DA AMADORA



Os alunos do 1ºciclo da Escola Luís Madureira celebraram o 32ºAniversário da Misericórdia da Amadora com o cântico de Parabéns sob a forma do logótipo da nossa instituição.


EXERCÍCIO «A TERRA TREME»





A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove todos os anos o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME. O objetivo deste Exercício, durante o qual se exercitam os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo. Foi o que fizemos ontem às 11h05, na nossa Escola Luís Madureira. O Exercício A TERRA TREME visa comprometer e envolver todos no desiderato de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.


100º ANIVERSÁRIO DE UTENTE DA SCMA




A nossa utente Mª José Fonseca fez 100 anos no dia 28 de novembro. Foi um dia cheio de surpresas onde a família e amigos vieram comemorar connosco aqui no Lar da Sagrada Família. Estamos muito felizes pelo seu aniversário, mas também por partilhar a sua generosidade, humildade e ensinamentos da 'nossa utente mais velha'!


MINI-PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA




No 2º sábado de outubro a Misericórdia da Amadora organizou novamente a Peregrinação de 1 dia a pé até Fátima. Colaboradores, Voluntários, Irmandade e Familiares caminharam de Alcanena até ao Santuário de Fátima sob o manto e proteção de Maria. Foram 24 Kms e um dia cheio de atividade, alegria, partilha e oração até ao encontro da Nossa Srª de Fátima.


PARCERIA CLIMA - ACES AMADORA




A Misericórdia da Amadora e a ARSLVT assinaram um protocolo de parceria ao nível dos cuidados de saúde para dar resposta à UCSP Buraca que tem muitos utentes de Alfragide. Esta parceria envolve a realização de consultas programadas, para grávidas, crianças e adultos, nas instalações da nossa Clínica Médica de Alfragide - CLIMA. As consultas de adultos, originalmente às 5ªs e 6ªs Feiras, estão a ser realizadas todos os dias e em diferentes horários. As consultas de grávidas e crianças são realizadas às 3ªs Feiras, sendo previsível a sua mudança para as 4ªs Feiras de tarde para dar uma melhor resposta à comunidade.


CROCHÊ DE UTENTES DA SCMA NAS RUAS DA AMADORA




No dia 6 de setembro foi inaugurada a exposição de trabalhos de crochê que os nossos seniores executaram ao longo de várias semanas com muita dedicação e afinco. Estas secções de diferentes padrões em crochê servem agora de decoração de vários objetos de mobiliário urbano, junto ao passeio desportivo que se situa em frente à Biblioteca Municipal Dr. Piteira Santos. Bancos, Cercas, Bebedouros, Múpis Informativos e outros elementos que se encontram neste corredor pedonal, ficaram agora coloridos e de aspeto confortável para aqueles que percorrem esta zona da cidade. Este projeto de parceria das valências da 3ªIdade da Misericórdia da Amadora com a C.M.A., tem como finalidade a valorização do trabalho e autoestima dos nossos utentes e ao mesmo tempo enobrecer o espaço público.