Notícias

Outubro 2019

DESTAQUES



CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE


A Misericórdia da Amadora obteve a Certificação de Qualidade ISO9001:2015 nas seguintes áreas:
. Serviços Administrativos e Financeiros;
. Direção de Obras e Gestão de Infraestruturas;
. Recursos Humanos;
. Central de Compras;
Estas áreas que dão suporte a todas as nossas respostas sociais e projetos, possuem agora esta certificação e estão melhor preparadas para dar resposta àquilo que é o nosso objetivo principal - 'Ser Misericórdia é Bem Servir'


33.ºANIVERSÁRIO SCMA


A Santa Casa celebrou no passado dia 16 de outubro o seu 33.ºaniversário. 'Ser Misericórdia é Bem Servir' e há 33 anos que prestamos, criamos e desenvolvemos serviços na área social... promovendo a solidariedade, a qualidade de vida e a dignidade humana.


SELO PROTETOR - Cerimónia de Entrega


A Misericórdia da Amadora foi uma das 27 Organizações, a nível nacional e 1 das 9 IPSS no País, às quais foi atribuído, o Selo Protetor, da responsabilidade da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
A atribuição do Selo Protetor, que reconhece as Boas Práticas da Misericórdia da Amadora na Promoção dos Direitos das Crianças, a par dos maiores critérios de exigência da Comissão Nacional, na análise das Candidaturas (nas palavras da sua Presidente-Rosário Farmhouse), reforçam a nossa determinação e compromisso, a todo o tempo, com as Crianças e Jovens, em cujos percursos socioeducativos nos orgulhamos de participar.


PEREGRINAÇÃO SCMA


No dia 12 de outubro, a Misericórdia da Amadora organizou novamente a Peregrinação de 1 dia a pé até Fátima. Cerca de 90 Colaboradores, Voluntários, Irmandade, Amigos e Familiares caminharam de Alcanena até ao Santuário de Fátima sob o manto e proteção de Maria. Foram 26 Kms e um dia cheio de atividade, alegria, partilha e oração até ao encontro da Nossa Srª de Fátima.


AÇÃO SOCIAL



FEIRA DE EMPREGO SCMA


Decorreu no dia 17 de Outubro, entre as 10h e as 17h, no Campus Social da nossa Instituição a Feira de Emprego SCMA. A Equipa de RSI, pretendeu, com esta iniciativa, promover uma maior rapidez e eficácia na integração dos beneficiários desta Medida Social e da Comunidade no Mercado de Trabalho. Contámos com a presença de empresas como a Acciona, Eurofirms, Egor, Kelly Services, Vertente Humana, Portugália, Dress for Sucess, Gustave Eifell, Centro Qualifica, PSP, Exército e GNR que agradecemos. Estiveram ainda presentes representantes da Câmara Municipal da Amadora e da Segurança Social da Amadora.


CLDS 3G Consigo - APRESENTAÇÃO FINAL


Apresentação da Execução Física Final do CLDS 3G Consigo decorreu no passado dia 18 de outubro na reunião do CLAS da Amadora. A Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA) foi a entidade gestora do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G que teve intervenção no território da Falagueira – Venda, ao longo de de 36 meses.


EDUCAÇÃO


ESCOLA LUÍS MADUREIRA - Entrevista à Prof.ª Anabela Val


A Escola Luís Madureira tem uma nova diretora, a Prof.ª Anabela Val, que nos deu a oportunidade de a conhecermos melhor, numa entrevista feita no arranque deste ano letivo. Leia aqui as suas respostas sobre o seu percurso e sobre a sua perspetiva e desafios para a ELM e ensino em geral.


ESCOLA LUÍS MADUREIRA - Cancro da Mama / Dia da Alimentação / Imagem da Mãe Peregrina


A Escola Luís Madureira teve um mês repleto de atividades que dotaram a nossa comunidade educativa com mais consciência, saber e espiritualidade.
. No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde o mês de outubro foi na Escola Luís Madureira o tempo para a realização de atividades dedicadas à sensibilização e prevenção do Cancro da Mama como a colocação de fitas/laços cor-de-rosa na vedação da escola, a visualização de documentários e iluminação da escola em locais de destaque.
. O Dia da Alimentação, assinalado na escola Luís Madureira no dia 16 de outubro, teve, mais uma vez, o objetivo de despertar consciências, apelando para o consumo de alimentos frescos, localmente produzidos e de origem, sobretudo, vegetal. Porque as nossas ações são o nosso futuro, uma alimentação equilibrada será o começo.
. No dia 27 de outubro foi entregue às Educadoras de todas as valências da infância da Misericórdia da Amadora e às Professoras Titulares de Turma da ELM, a Imagem da Mãe Peregrina, como sinal de que queremos a sua presença Maternal no meio de nós, ao longo de todo o Ano Letivo.


CRECHE RAINHA D.LEONOR - Expressão Musical


No dia 19 de Setembro na Creche Rainha Dona Leonor, o Professor João Bessa iniciou a atividade de Expressão Musical, iniciou com as famílias, proporcionando um momento de partilha musical. A atividade teve como finalidade, os Pais e Encarregados de Educação familiarizarem-se com o Professor, bem como, o mesmo poder partilhar as atividades planeadas para a atividade de Expressão Musical para este ano letivo.


3ª e 4ª IDADE


CENTRO DE DIA CASAL DA MIRA - Atividades do mês do Idoso




No âmbito do dia do Idoso, o Centro de Dia do Casal Mira dedicou o mês a atividades especiais aliando-as a efemérides do próprio mês. Tivemos a presença do Mestre Ramalho com a modalidade de Karaté adaptado, a Cooperativa “Eucãosigo” com a Happy, que proporcionou momentos de afeto e cuidado com os animais. Fomos ao teatro ver a peça ”Filha da Mãe”, no CDRSI, participamos no torneio de Boccia, integrado na atividade “Gerações em Movimento” e organizado pela Junta de Freguesia da Mina de Água. Ainda, convidamos a Sandra Joaquim que nos veio falar de alimentação saudável e confecionou um bolo sem açúcar. Inauguramos o jogo do burro, executado pelo nosso utente Hermínio Rego. Convidamos o grupo VICAS para assinalar o dia da 3ª idade e terminamos o mês, com histórias de tradições e costumes ligados ao dia do Pão por Deus relacionando-o com os dias da atualidade. E naturalmente, as bruxas apareceram!


LAR SAGRADA FAMÍLIA - Atividades do mês do Idoso




. Para comemorarem o dia Dia Mundial da Alimentação e do Pão (16 Outubro), os utentes do Lar da Sagrada Família confeccionaram gelado de uva e pão de sementes. Quando chegou a altura de provar as iguarias, foi uma excitação!
. No dia 18 de Outubro, os utentes do Lar da Sagrada Família receberam a visita de crianças do Centro São Francisco de Assis e representaram para elas a Lenda do Galo de Barcelos. A peça agradou a miúdos e a graúdos!
. No dia 24 de Outubro, doze utentes do Lar da Sagrada Família foram ao musical «A Rainha da Neve», no Teatro Politeama. O musical foi um sucesso e fez as delícias dos nossos utentes!


SAÚDE


UCCI Sagrada Família - Plano Integrado de Ações Paliativas numa UCCI

A Equipa da UCCI Sagrada Família, desde 2012, tem prosseguido uma visão de qualidade e de humanismo para os seus cuidados, procurando responder quotidianamente às necessidades e às expectativas dos seus utentes e famílias. Em 2016 foi elaborado um instrumento, denominado Plano Integrado para as Ações Paliativas, que se destinava a materializar a cultura organizacional vigente nesta UCCI e criar uma matriz para as suas práticas, destinada a uma fase de grande vulnerabilidade dos nossos utentes.
De modo a promover um modelo para ações paliativas, num contexto de ULDM, e a potenciar a sua disseminação, a equipa responsável pela elaboração deste Plano, submeteu um artigo para publicação numa revista científica.
Divulgamos agora o artigo "A necessidade de um Plano Integrado de Ações Paliativas numa UCCI de Longa Duração e Manutenção", esperando que este concorra para uma frutuosa discussão e à melhoria dos cuidados na RNCCI.
Pode ser consultado através da seguinte ligação: http://journalofagingandinnovation.org/wp-content/uploads/5JAIV8E2.pdf


UCCI Sagrada Família - Dia Mundial da Terapia Ocupacional


O Dia Mundial da Terapia Ocupacional foi celebrado na UCCI Sagrada Família através da apresentação de um poster elaborado pela TO Tânia Pimenta que retrata a sua intervenção junto dos nossos utentes, a partir do mote da celebração deste dia.