Notícias

Setembro 2019

DESTAQUES



SELO PROTETOR


É com sentido de orgulho e responsabilidade que recebemos a distinção do Selo Protetor da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora (CPCJ). Garantir o respeito pelos Direitos das Crianças, em todos os contextos, e investir na prevenção é responsabilidade de todos nós.


RECOLHA DE MATERIAL ESCOLAR - CÁRITAS


Nos dias 7 e 8 de setembro angariámos 22.558 artigos escolares na Loja Continente da Amadora, na iniciativa da Cáritas, Instituto de Apoio à Criança e Conferência Episcopal Portuguesa com o apoio da Missão Continente. Estiveram presentes 44 Voluntários, entre Colaboradores, Voluntários e Direção, com sentido de 'Bem Servir' e de 'Recriar a Esperança' às famílias mais desfavorecidas que acompanhamos neste início de ano letivo.


AÇÃO SOCIAL



FORUM 'Ambient Assisted Living' em Aarhus - Dinamarca


A Misericórdia da Amadora esteve presente no 'Ambient Assisted Living Forum' com a European Innovation Partnership on Active and Healthy Living, os 2 maiores clusters na área do Envelhecimento Ativo e Saudável que decorreu nos dia 23, 24 e 25 setembro em Aarhus-Dinamarca. O trabalho efetuado nos últimos 7 anos na conceptualização e desenvolvimento de modelos integrados e centrados nas pessoas maiores, permitiu a presença como key stakeholder, sem quaisquer custos de participação, através do GRIIS - Gabinete de Recursos de Inovação e Intervenção Social.


'Gerir a Performance na Economia Social' - SEMINÁRIO


A Santa Casa da Misericórdia da Amadora foi convidada a participar no Seminário "Gerir a Performance na Economia Social", dia 18 de Setembro, no âmbito do programa SenseNet - Social Enterprises Sustainability Network, promovido pela Aproximar. A participação aconteceu na Mesa Redonda do II Painel - “Gerir a Performance” com a reflexão sobre “A Performance dos Colaboradores no Setor Social”. A moderação da mesa pertenceu à Dr.a Ana Cristina Rodrigues da Associação Nacional de Jovens Empresários e a presença do Prof. José Lopes Costa da Universidade Católica, com o tema “Gestão nas Organizações da Economia Social.”


EDUCAÇÃO


ESCOLA LUÍS MADUREIRA - Cerimónias de Início de Ano Letivo




Nos dias 18 e 19 de setembro realizaram-se as Celebrações de Início de Ano Letivo, onde todos alunos do Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos estiveram presentes. A palavra que escutaram e refletiram neste momento importante, foi a do Livro dos Reis, onde Salomão (filho do Rei David) pede a ajuda e sabedoria a Deus para governar com justiça o reino que agora era dele. Deus alegrou-se com esta preocupação de Salomão e disse-lhe:«Dar-te-ei a sabedoria que me pedes, mas também riquezas e uma vida longa.”. É nesta promessa e sentido de alegria que Deus faz a Salomão, que nós, Escola Luís Madureira, acreditamos. Na certeza de que os nossos alunos e toda a comunidade educativa em geral será contemplada por estes dons ao longo deste ano letivo.


3ª e 4ª IDADE


LAR SAGRADA FAMÍLIA - Sessões Fotográficas com os Utentes


Nos dias 22 e 23 deste mês de agosto fizemos uma sessão fotográfica no Lar da Sagrada Família com os nossos utentes.
Foram dias fantásticos e com muito 'Glamour'


CENTRO DE DIA RAINHA SANTA ISABEL - Acompanhamento Espiritual


Durante o mês de agosto no Centro de Dia Rainha Santa Isabel tivemos o apoio espiritual do nosso Pe. Matias (Missionário da Consolata), aos nossos utentes.


CENTRO DE DIA CASAL DA MIRA - Na Praia e no Campo


PRAIA! CAMPO! Sol, água, sal, bolas de Berlim, cheiro a campo…
O Centro de Dia do Casal da Mira desfrutou de três dias fantásticos entre a praia e o campo. Contámos com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, através do Programa “Praia Acessível”, que proporcionou aos nossos utentes usufruir de momentos de grande felicidade e prazer.


CENTRO DE DIA CASAL DA MIRA - Visita Museu Albano da Silva no Casal da Mira.


No dia 30 de agosto, o Centro de Dia do Casal Mira foi conhecer a pé, o Museu Albano da Silva no Casal da Mira. Este Museu mostra o trabalho de Albano Teixeira da Silva, que reproduziu uma serie de peças em miniatura que traduz a sua vida na sua aldeia transmontana. Moinhos, máquinas de tratamento do centeio, do algodão, as minas de ouro, a escola onde aprenderam a ler, os animais que ajudaram ao trabalho na terra, fontanários, a igreja, a casa da tia e muito mais. Os nossos utentes tiveram o prazer de rever muitos utensílios que lhes trouxeram muitas memórias do seu passado.


SAÚDE


UCCI Sagrada Família - Dia Mundial da Fotografia


A UCCI Sagrada Família celebrou a 19 de agosto o Dia Mundial da Fotografia. Sob o mote “Fotógrafo por um dia”, esta atividade permitiu aos participantes utilizarem a sua imaginação e criatividade para fotografar algo à sua escolha, tendo sido possível criar, não só momentos de interação entre os presentes, como também, permitir o contacto com máquinas fotográficas mais recentes, aprendendo a sua utilização. Esta atividade teve como principal objetivo contribuir para a auto-estima, auto-confiança e autonomia dos utentes da UCCI. As fotografias registaram os momentos, capturaram as emoções, os sorrisos e os rostos… As memórias do nosso dia-a-dia…